Sinopse:
Quem concebeu a nova biblioteca municipal foi Luigi Lemoncello, o maior criador de jogos do mundo. Ao saber disto, Kyle faz tudo para ir à Grande Gala de Inauguração. Mas o mais difícil não é entrar na biblioteca - o verdadeiro desafio está em sair de lá! Kyle terá de ser muito astuto, porque fiar-se nos dados ou na sorte não é suficiente para resolver os enigmas do Sr. Lemoncello…

Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello é uma aventura envolvente, vencedora de vários prémios internacionais e repleta de personagens encantadoras. Agora em filme no canal Nickelodeon!

Citações:
«Muitos enigmas para desvendar, trocadilhos e referências a conhecidos livros infantis, esta é a história ideal para quem gosta de ler e de jogar.» | Kirkus

«Um livro envolvente e muito criativo. Um hino às bibliotecas e à literatura, sucessor digno de Willy Wonka, de Charlie e a Fábrica de Chocolate.» | Booklist

«Os apaixonados por livros vão apreciar as várias referências a títulos bem conhecidos, e quem gosta de jogos vai deliciar-se a tentar decifrar todas as pistas. Um livro que enaltece o trabalho de equipa, a perseverança e a perspicácia.» | Publishers Weekly

«Descobre a biblioteca mais fixe do mundo!» | James Patterson, escritor

Opinião:
Kyle Keeley é um fã incondicional dos jogos de tabuleiro do Sr. Lemoncello. E como ele diz: “Tudo o que saía da fábrica da imaginação do Sr. Lemoncello é incrivelmente espectacular”.
Luige L. Lemoncello é um bilionário excêntrico, que resolveu construir uma nova biblioteca em Alexandriaville, já que a antiga foi demolida há doze anos. Levou cinco anos a sua construção, e as obras foram feitas dentro do mais absoluto segredo, e sujeitas a rigorosas condições de segurança.

Mas antes da grande abertura ao público, doze alunos de doze anos, podem passar a noite na nova maravilhosa biblioteca, isto se escreverem a melhor redacção com o título “Estou entusiasmadíssimo com a nova biblioteca”.
Depois de algumas peripécias na escrita e entrega da redacção, Kyle Keeley, consegue ser um dos doze vencedores.

Mas as surpresas não terminam aqui. No dia seguinte ao acordarem na biblioteca, descobrem que para além de estarem lá presos, podem participar no mais maravilhoso jogo de sempre, a “Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello”. Mas o tabuleiro deste jogo é a biblioteca e as peças são as crianças, o grande vencedor vai ser mundialmente famoso, porque vai ser a estrela dos próximos anúncios dos produtos Lemoncello. A cara dessa criança vai estar em todo o lado, pois vai aparecer na televisão, na rádio, na imprensa, em cartazes, em anúncios e nas lojas de brinquedos.

Durante este desafio algumas equipas/alianças se vão formar. Algumas são verdadeiras alianças, outras apenas muita falta de lealdade, muita batota e muito pouco trabalho em equipa.
Temos crianças que acham que o fim justifica os meios, mas vão aprender que o “crime” não compensa e as atitudes boas e leais, são sempre as vencedoras.

Um livro excecional, de leitura rápida e fluida, que tem todos os “ingredientes” para nos deixar super empolgados e “agarrados” até ao fim. É uma obra que faz com que o leitor também participe e tente resolver os quebra-cabeças, que vão envolver várias obras de escritores antigos e outros mais atuais, para que o, ou os, vencedores, possam descobrir nesta “caça ao tesouro” a saída super secreta da biblioteca.

Uma mensagem muito importante, de verdadeira amizade que este livro transmite.

Muitas das pistas, são perguntas que estão relacionadas com conhecimentos que temos da nossa cultura:
"Como se chamava o comandante português que em 1961 tomou o navio Santa Maria em alto-mar?"

"De quem era a famosa frase
Ó Evaristo, tens cá disto?
-Hum, era daquele ator do Pátio das Cantigas.
-Tens de ser mais específico.
-Ah, o gordo. Vasco Santana!
..."

Por aqui, se vê que na tradução, tiveram um particular cuidado. Quando os doze vencedores da redacção, para além de passarem a noite na biblioteca, ganham um cartão presente de 500 dólares, poderiam ter escrito 500 Euros.

Adorei a mensagem de incentivo ao trabalho de equipa do Sr. Lemoncello:
“O conhecimento que não é partilhado é como se não existisse” - Luige L. Lemoncello

E não podia estar mais de acordo com o que o Kyle escreveu na sua redacção:
"Frequentar uma biblioteca faz com que aprender seja uma atividade divertida", escreveu ele. Quando uma pessoa está numa biblioteca a investigar qualquer coisa, é como se andasse numa caça ao tesouro, só que anda à procura das pistas e dos objetos nos livros em vez de os procurar no sótão ou no quintal de casa."

Uma belíssima prenda de Natal para o sapatinho dos mais novos.

Para mais informações procurar aqui.




0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum