Lê para o Piloto (Curiosidade)

Esta semana estou a ler “Quando a Amizade me Seguiu até Casa” de Paul Griffin. Digo-vos já que estou a adorar. Podem dar uma espreitadela na SINOPSE aqui
Ao longo desta obra (mais tarde irei dar a minha opinião), temos Flip um cãozinho que no decorrer do livro, vai fazer parte do projeto "Lê para o Piloto". 



Mas o que é o "Lê para o Piloto"???  
Segundo o que "diz" o livro, as crianças que têm dificuldade em ler, leem para cães. O cão não critica a criança, simplesmente fica atento, o que faz com que a criança fique mais confiante, e quanto mais confiante fica, melhor lê.

Fiquei curiosa em saber, se existe o "Lê para o Piloto", para as crianças portuguesas e se é exatamente como explicam no livro. Fiz então uma pequena pesquisa na Net sobre este assunto e, foi quando encontrei uma publicação muito interessante no OBSERVADOR, que me desfez todas as dúvidas.
Vou-vos transcrever parte da publicação. Para os mais curiosos, podem ler o restante aqui


“…Acha que o seu filho está a ter problemas na leitura? É tímido, introvertido ou ansioso? Cães com um treino especial podem dar uma ajuda. O método inovador foi trazido para Portugal pela Cães&Livros R.E.A.D. Portugal.
Em Julho de 2015, o programa R.E.A.D. (Reading Education Assistance Dogs) chegou a Portugal, pela mão da Cães&Livros e pelas patinhas do Bagas. Esta é a única entidade autorizada pela ITA (Intermountain Therapy Animals) a desenvolver o programa em Portugal.
ITA é uma organização sem fins lucrativos especializada em terapia assistida com animais. Em 1999, lançou o R.E.A.D., o primeiro programa que, com a ajuda de cães, ajuda crianças a desenvolver as suas capacidades de leitura. Em muitos casos, isso passa por pedir às crianças que leiam, em voz alta, (exclusivamente para os cães). Os cães não julgam e,  apesar de não compreenderem, são ótimos ouvintes. “

“A quem se destina?
Principalmente, a crianças com dificuldades de leitura e de aprendizagem.
Com a presença dos cães podem libertar-se do receio de ler em voz alta e ganhar mais auto-estima e confiança naquilo que são capazes de fazer… “

Mas porquê os cães?
Não julgam, nem criticam as crianças;
São uma figura menos intimidante do que um adulto;
Deixam que a criança leve o seu tempo e prossiga o seu caminho;
São obedientes, atentos e respeitadores;
Não causam stress.
Os cães utilizados no projeto recebem um treino especial, sendo expostos a diferentes ambientes (por exemplo: aeroportos), onde podem aprender a lidar com a sua própria ansiedade.
Assim, quando são levados até às escolas não irão reagir às brincadeiras das crianças, mantendo a calma em todas as situações.”


4 comentários:

    On 14 julho, 2017 Paula disse...

    Oh, adorei saber isso :)

     

    Já tinha ouvido falar. Também funciona com gatos. Felizes são as crianças que têm animais de companhia, pois podem treinar a sua leitura e ganhar confiança em si próprias, lendo para eles. Por seu lado, os animais adoram que se ocupem com eles, mesmo que se lhes leia coisas que não entendem ;)

    Também um dia li sobre uma iniciativa num canil e/ou gatil, onde crianças iam ler para os animais que ali estavam, beneficiando as duas partes.

    O que é preciso são ideias ;)

     
    On 14 julho, 2017 Lígia disse...

    Obrigada Paula ;)

     
    On 14 julho, 2017 Lígia disse...

    Olá Cristina.

    Concordo a 100% consigo.

    Obrigada.

    Beijinhos ;)

     

Blogger Templates by Blog Forum