SINOPSE
Quando as fontes de água secaram, as terras tornaram-se inférteis e a violência invadiu o planeta, a Catástrofe aconteceu.

Agora, cem anos depois, o mundo volta a reestruturar-se e novos povos começam a surgir. O Reino de Cosmus, liderado pelo poderoso rei Apolo, tornou-se um grande império. Apoiado pelos seus cruéis conselheiros, Apolo prega que o conhecimento foi o responsável pela destruição do mundo e proíbe o uso da tecnologia, o acesso às escolas e aos livros. Porém, apesar do seu poder, Apolo não consegue controlar um dos seus filhos, o príncipe Petrus, que, ao contrário do irmão Lexus, não está interessado no poder e na guerra. Petrus gosta de aprender, foi educado pelo sábio Malthus para ser um líder justo e generoso e sofre as consequências de ser uma mente livre. Condenado a usar a Máscara da Humilhação, que pune os maiores criminosos do reino, o jovem príncipe tem de sobreviver para realizar a sua grande missão e tentar mudar o rumo da História.

Petrus Logus - O Guardião do Tempo
 é um bestseller no Brasil, da autoria do médico, professor e escritor Augusto Cury.


OPINIÃO
Esta obra começa com uma chamada de atenção, para todos nós, logo no prólogo diz:
“Sabia-se que, se toda a população mundial entrasse no padrão de consumo da classe média dos países mais ricos, seriam necessários três planetas como o nosso para suprir todas as necessidades. E foi o que aconteceu. Cada nação lutou pelo próprio espaço e desenvolvimento, exercendo o direito legítimo de expandir a sua economia, mas fê-lo sem organização, o que levou a Humanidade ao caos. As disputas por água, por alimentos e pela energia agudizaram-se e tornaram-se insuportáveis no final do séc. XXI. O aquecimento global desertificou dezenas de milhões de hectares de terras férteis. O nível do mar subiu, arrasando cidades inteiras… Antes da natureza gemer, já os recursos intelectuais e emocionais estavam a ser asfixiadas e ninguém percebia…”
Todo este parágrafo dá que pensar, e dá que pensar, pois esta obra de ficção, cada vez se aproxima mais da nossa realidade.

Depois de todos estes acontecimentos, surgiu a Terceira Guerra Mundial, que arrasou por completo o nosso planeta, extinguiram-se nações, povos, culturas e religiões.
Cem anos depois, com o Reino de Cosmus liderado pelo poderoso rei Apolo, que no início da sua liderança se comportou como um rei justo, generoso e equilibrado, com o tempo e a influência dos seus maus conselheiros, tornou-se ambicioso, cruel e só o poder lhe interessava, custasse o que custasse.
Rei Apolo tem dois filhos Lexus e Petrus, que embora gémeos, são completamente o oposto, quer na aparência, na inteligência, como na bondade. Lexus só se interessa por lutas e poder, e como filho preferido do rei, pensa que será o seu sucessor. Petrus é um rapaz franzino, mas inteligente e com uma sede de saber, de descobrir e de questionar tudo. O que o conduzirá a diversos apuros, pois o rei e seus conselheiros querem fazer querer que o conhecimento foi o responsável pela destruição do mundo. Por isso neste reino não são permitidos livros nem escolas.
Ao longo desta história Petrus vai crescendo em idade e sabedoria, com a ajuda do seu mestre Malthus. Vai ter bons amigos, como, Laurus, Santauros, e conhecer o grande amor da sua vida, Nátila.
Vai ter aventuras maravilhosas e perigosas, com Leão Instinctus, que é a fera que existe dentro de si, que tem de ser dominada com sabedoria e bom senso.
E vai lutar para que o reino de seu pai deixe de ser opressor, e construir um reino de liberdade e sabedoria.
No prólogo deste livro temos parte de um parágrafo que é muito importante reter:
“… Todos queriam mudar o próximo, erguendo o tom de voz, comparando, criticando em excesso. Não sabiam que nenhum individuo é capaz de mudar o outro, que temos o poder de influenciar as pessoas mas não de mudá-las…”

É uma leitura fascinante, que nos faz pensar e comparar com o mundo em que vivemos. Faz pensar que muitos dos erros que cometeram e levaram à Terceira Guerra Mundial, são os que nos nossos dias, estamos a cometer. E mostra-nos que um reino oprimido, nunca será um bom reino.
Adorei, e estou curiosa por conhecer as próximas aventuras de Petrus, para que o reino de Cosmus  seja um reino de liberdade.
Que seja publicado rapidamente o próximo volume.
Recomendo sem dúvida alguma, esta leitura.


IDADE RECOMENDADA: Jovem Adulto

O livro aqui na editora


2 comentários:

    On 03 julho, 2017 Paula disse...

    Já li alguns livros de Augusto Cury e todos muito bons!!
    Já vi palestras no Youtoube!! Muito bom!!

     
    On 04 julho, 2017 Lígia disse...

    Tenho de ir "espreitar" essas palestras no Youtube. :)

     

Blogger Templates by Blog Forum