Balanço 2017

Início de novo ano é tempo de balanços... (by Paula)

2017 foi um ano interessante aqui no blogue e na minha vida em geral... foi o ano em que conclui duas Pós-Graduação, uma em Neuroeducação e outra em Protecção de Crianças e Jovens em Risco e Justiça. Não é que estas Pós-Graduações tivessem "interesse" directo na profissão que eu exerço, mas são temáticas que para a vida em geral são muito muito úteis, para além de que o saber não ocupa espaço e conheci pessoas fantásticas!!

Fazendo um balanço, no que se refere às  leitura foi um ano de pouca leitura, nomeadamente vinte e quatro livros lidos... Pouco é também relativo. Dei-me conta disso quando comentei o nº de livros lidos com alguém e recebi como resposta - "Olha li apenas um..."

Dos 24 lidos, faço um Top 3 e destaco os seguintes:
A Vida em Surdina, David Lodge
A Mulher, Meg Wolitzer

Foi um ano de muitos filmes vistos e algumas séries... prevejo que 2018 serão mais... sou uma Netflix adicted...
O outro dia li algures no facebook a seguinte frase "sou de signo livros com ascendente em séries" achei imensa piada e que se enquadrava perfeitamente em mim.

Como sempre, não cumpri o objectivo a que me propus, vou manter aqueles mesmos livros separados a ver se começo a ler algum. Outro objectivo que também ficou por cumprir foi a leitura de Dr. Jivago de Boris Pasternak. Faltam-me apenas umas 100 páginas para finalizar, mas ainda assim não cumpri. Vou ver se o leio e opino até Fevereiro. 

Outras curiosidades sobre mim em 2017 que não interessam a ninguém (mas que ficam registadas na mesma):
-Não emagreci, mas também não engordei;
-Fiz pouco exercício físico;
-Fiz uma alimentação saudável, cometendo uns pecados pelo meio (chocolates, chocolates)
-Comprei pouquíssimos livros, não chegou à dezena!!

Que 2018 seja um ano de boas leituras e alegrias!!



Vamos então ao balanço de 2017… (by Lígia)

2017 foi o ano em que me juntei ao Vasco e à Paula, embora já cá andasse há muito… por isso é um ano que vai ficar sempre no meu coração. Também é um ano especial a nível pessoal, finalmente o meu pequenino (é assim que lhe costumo chamar embora já tenha 1,45 metros) foi batizado e fez a primeira comunhão. 

A nível de leituras, foi um ano em  que li muito, mas que gostava de ter lido muito mais… entre livros infanto-juvenis e para adultos li oitenta e cinco. Consegui vencer um pouco a minha “compulsão” na compra de livros, mas ainda assim fiquei um pouco aquém do que gostaria. Resumindo… a estante continua com livros, que aposto que são maravilhosos, mas que ainda não tive oportunidade de os ler…

Quanto ao meu TOP, gostei de vários, mas vou referir-me apenas a um para a adultos e um infanto-juvenil:
- “Ensaio Sobre o Dever (Ou a Manifestação da Vontade) de Rute Simões Ribeiro – este livro foi uma surpresa maravilhosa, há pouco tempo fiquei a saber que esta autora vai publicar uma nova obra, estou em “pulgas” pelo seu lançamento.
 - “O Lápis Mágico de Malala” de Malala Yousafzai (Infanto-Juvenil) – tem todos os ingredientes para uma obra infantil… é simplesmente belo.

Quanto ao desafio de leitura de 2017 (podem ver aqui) foi cumprido e consegui ler os 14 livros a que me tinha proposto (terminei o último no dia 31 de Dezembro). Este ano reduzi a pilha do desafio de 2018 e vou ficar nos 12 livros, um por mês…  parece-me bem…



Desejo-vos a todos um bom ano e de preferência com muito boas leituras ;)

2 comentários:

    On 20 janeiro, 2018 FME disse...

    Também li o Stoner em 2017!

     

    Estou super curiosa... vamos a ver se gosto ;)

     

Blogger Templates by Blog Forum