Sinopse:
Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época.
Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular...

Opinião:
Já há bastante tempo que queria ler esta obra, ouvi falar tão bem dela que fiquei curiosa. Geralmente quando a expetativa é muito elevada e espero algo mesmo bom, no final sinto-me defraudada, porque coloquei a “fasquia” demasiado alta.
De início achei um pouco maçador, talvez por ultimamente ao final do dia sentir-me bastante cansada e a leitura não evoluir, entretanto comecei a embrenhar-me de tal forma que compreendi a atração que os diversos leitores sentem por esta obra.
Um velho General que vive no seu Castelo na Hungria recebe uma carta do seu velho amigo Konrad, que lhe comunica que o vai visitar em breve. Esse reencontro despoleta no General uma série de recordações da sua família e do seu amigo. Aqui vamo-nos apercebendo que existe um mistério que levou à separação destes dois amigos durante tanto tempo.
Entretanto surge o reencontro, e daqui em diante, grande parte da obra é um monólogo onde o General, fala sobre os diversos acontecimentos e interpretações que levaram a esta separação e onde exprime abertamente uma série de sentimentos sobre a amizade entre eles.
Toda esta transparência de sentimentos transmitido pelo General, faz-nos pensar nas nossas próprias amizades e o valor que lhe damos, penso que é neste ponto que o autor nos agarra.
Afinal sempre foi de encontro às minhas expectativas.

2 comentários:

    Olá
    Já li este livro e gostei muito apesar,de tal como a Lígia, no inicio é um pouco "chato" mas depois lê-se num ápice.
    Bjs

     

    ;)

    Beijinhos Dulce

     

Blogger Templates by Blog Forum