Sinopse
Os atentados de 11 de setembro trouxeram para o nosso quotidiano assuntos como o terrorismo, jihadismo, a Al-Qaeda ou o «Estado Islâmico». Nem sempre foram interpretados da melhor forma.
Por um lado, foram assumidos como manifestações de violência armada de religiosidade. Por outro, encaram-se como algo inovador e paradigmático. Mais ainda. A violência jihadista passou também a ser lida como o fruto de uma organização disfuncional e operacionalmente controversa. Ou seja, uma violência não-instrumental, irracional, empurrada pelo fanatismo religioso e ofuscada pelo culto do martírio. 
Jihadismo Global põe em causa as premissas que levaram a estas conclusões. 

A violência armada em nome do Jihadismo não é necessariamente uma manifestação violenta do Islão. Aliás, no que se reivindica há propósitos políticos e fórmulas seculares bem delineados. Para o cumprimento dos objetivos está uma aplicação eficiente e instrumental da violência armada. Tudo isto é fruto de uma estratégia racional e de longo prazo. 

Opinião
Tive imensa curiosidade em ler este livro pelo que tem acontecido recentemente com este mundo cada vez mais doido, digo "cada vez mais" porque nunca deixou de o ser, doido pois bem.
Jihadismo Global é fundamentalmente um livro informativo, quase científico, acerca do movimento que, hoje em dia, toda a gente fala mas também de todas as organizações paralelas, assim como todas aquelas que as antecederam. Este título enquadra o movimento Jihadista no mundo árabe, na vida das pessoas, na actividade religiosa e nas relações passado/ presente e países árabes/ ocidente.
É verdade que muito do que é explicado em Jihadismo Global é do senso comum e aquilo que não é, de senso comum, pode ser facilmente encontrado por qualquer curioso. Ainda assim, o que posso garantir é a fiabilidade desta obra que, de facto, é bastante assertiva nos argumentos que expõe.



Saibam onde encontrar o livro aqui.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum