Sinopse
Antes de se tornar um dos maiores compositores de música popular brasileira, Vinicius já se consagrara como poeta da mais alta qualidade literária - seus versos marcam mais de cinquenta anos de literatura brasileira. A presente antologia é mostra da habilidade poética de Vinicius de Moraes, que soube, entre outras coisas, actualizar o erudito e conceder tratamento culto a temas populares. Com isso, tornou-se um mestre no manejo inteligente e inventivo dos metros e das formas dos poemas, conquistando a simpatia dos leitores e muitos elogios dos críticos. Uma colectânea com cento e doze dos poemas mais conhecidos, cantados e citados de Vinicius de Moraes.

Opinião
Penso que esta antologia poética de Vinicius de Moraes consegue captar a verdadeira essência do autor e aquilo que ele viveu enquanto homem. Julgo que se trate disso mesmo, uma compilação de vivências, mas também de sentimentos e de percepções captadas, provavelmente, a partir de estádios diferentes de maturidade. 
Através deste conjunto de textos, inteligentemente agrupados, percebemos que Vinicius foi, claramente, uma pessoa de extrema sensibilidade, tão aprimorada quanto alguém que se notabilizou em áreas tão distintas pode ser. Neste livro são-nos presenteados trechos do seu pensamento relativamente a diversos temas, alguns deles bem conhecidos por quem conhece a sua obra. "Lemos" acerca da paternidade, do amor, da paixão, das ruas, do sangue brasileiro, do mundo, do calor, das gentes, entre tantas outras coisas.
Esta antologia poética é mesmo Vinicius de Moraes.


0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum