Opinião:
Iniciei esta leitura com grandes receios. E porquê? Porque “Por favor não matem a Cotovia” para mim está no top dos meus livros preferidos. Assim como Atticus, um dos personagens que mais me marcou. E marcou-me simplesmente por ser uma pessoa perfeita. É um homem ponderado, que sabe sempre o que é certo e o que é errado e que age sempre e sempre de acordo com os seus princípios.

Como eu já havia lido várias críticas a essa “nova” obra de Harper Lee, digamos que, criticas menos boas, estava, como já referi, com alguma relutância em ler, pois o meu personagem predilecto iria sofrer alterações e eu não queria!!! Não queria, mas aconteceu. No entanto e no contexto da obra, essa mudança teve a sua lógica. Pois ninguém é perfeito e por vezes há que optar pela escolha de um mal menor, para evitar os maiores ou as catástrofes! À parte desta alteração no personagem, é uma obra que se centra muito mais em Jean Louise (Scout), filha de Atticus, agora mulher (com mais vinte anos) que vive em Nova Iorque, mas que visita Alabama para estar com a família. Todas as diferenças de vivências – Nova Iorque versus Alabama são evidenciadas  e bastante enaltecidas.
Harper Lee, nesta obra, mantém a sua escrita ímpar, os temas abordados são de grande interesse e propícios a debates. Gostei muito e recomendo!

O livro aqui na editora



Sinopse:
Jean Louise Finch - Scout - a inesquecível heroína de Matar a Cotovia, regressa de Nova Iorque a Maycomb, a sua cidade natal no Alabama, para visitar o pai, Atticus. Decorre o turbulento período de meados de 1950, numa nação dividida em torno das dramáticas questões raciais.


É com este pano de fundo que Jean Louise descobre verdades perturbadoras acerca da sua família, da cidade e das pessoas de quem mais gosta. Isto leva-a a interrogar-se sobre os seus valores e princípios, e a confrontar-se com complexos problemas de ordem pessoal e política.


Vai e Põe Uma Sentinela é um romance inédito de Harper Lee, cujo manuscrito se havia perdido. Descoberto em 2014, foi escrito antes de Matar A Cotovia. Apresenta-nos muitos dos personagens dessa mítica obra, agora 20 anos mais velhos.


Vai e Põe Uma Sentinela é um livro magnífico, comovente e de grande fascínio, de um dos maiores vultos da ficção contemporânea.

2 comentários:

    On 29 outubro, 2015 Vasco disse...

    Paula, obrigado pelo elogio, mas chamo-me Vasco, não Atticus.

     
    On 29 outubro, 2015 Paula disse...

    ahahah

     

Blogger Templates by Blog Forum