Opinião da Paula:

Nesta obra, Miguel Miranda começa como todas as grandes obras começam: com um assassinato descrito com mestria que faz com que o leitor fique curioso por ler as páginas seguintes! No entanto, as páginas seguintes não mostram, nem desvendam apenas aquele mistério, são bem mais do que isso, pois há todo o explanar  de História e atenção da nossa História, o que torna a narrativa muito mais apelativa!
O autor, com a sua escrita, por vezes um tanto irónica, outras emotiva, leva o leitor a passear pela cidade do Porto, não só a cidade do presente, mas também do passado! Portanto, temos aqui uma obra que se recomenda!

Opinião do Vasco
Elegante. Sardónico, Esclarecedor.
Muitos saberão que eu sou fã deste autor. Em parte pela forma como escreve e descreve, como sabiamente leva o leitor para onde quer. Por outro lado, Miguel Miranda tende a buscar temas pouco usuais, impróprios e desconhecidos por muitos. Ambas estas faces estão claramente presentes neste livro, embora o seu conteúdo não seja tão profundo e nem deliberado quanto os meus romances favoritos por ele concebidos, o brilhante "Todas as Cores do Vento" e o arrebatador "A Paixão de K". Talvez pelo facto de ser um policial, utilizando como protagonista uma espécie de anti-herói, o melhor detective do mundo - embora quase falido - e amante de óptimas conquistas - embora não seja perito em preservá-las -, juntamente com a sua equipa de aleijados talentosos, a obra perca alguma misticidade que sobra nas que acima referi. Ainda assim, ganha outras coisas. Ganha emoção, mistério e velocidade na acção. Ganha um sentimento de gozo na rotina dos personagens e uma ironia acrescida pelo facto de o tema não ser demasiado sério.
Mas aquilo que mais gostei em "Sem Coração" foi a história em si e que eu desconhecia. Essa é imperdível. Não vou desvendar-vos, mas tem a ver com a oferta que Dom Pedro IV deixou à mais bela cidade do mundo.
Gostei particularmente de ver o meu amigo Joel Cleto presente no enredo.

1 comentários:

    On 08 outubro, 2015 Aida Silva disse...

    Gostei de conhecer o autor, foi uma bela surpresa, na escrita e no humor. Tem descrições de gargalhar muito.
    Quanto à obra, o mais importante para mim foi de facto toda a lição de História e a homenagem ao Porto, cidade especial.

     

Blogger Templates by Blog Forum