Sinopse
O exercício físico nunca esteve tanto na moda e a corrida, por ser uma atividade simples e acessível a todos, tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Uns mais habituados à prática desportiva, outros que nunca tinham praticado exercício antes
Este livro é um manual completo para quem quer começar a correr, mas também para quem corre regularmente e quer melhorar o seu rendimento, alimentar-se como um atleta ou mesmo evitar lesões
Ao abordar questões como motivação, alimentação, suplementos, planos de treino para diferentes distâncias e prevenção de lesões, revela-se um guia essencial porque running é muito mais do que correr.

 


Opinião
Já li alguns livros sobre corrida. Uns escritos por gente mais credenciada a nível técnico, outros desenvolvidos por gente que vive ou viveu este desporto no asfalto, competindo ou não. A verdade é que Running. Muito mais do que correr é o mais completo entre todos aqueles que captaram a minha atenção. Trata-se de um manual que tenta abordar, e bem, todas as matérias que envolvem esta actividade desportiva que está cada vez mais na moda. Obviamente que, sendo eu um praticante de atletismo há vários anos, assim como um curioso, muito do que está presente nestas páginas não é uma novidade para mim. No entanto, é sempre bom recordar temas esquecidos e, na realidade, acabei por captar algumas situações que me iam escapando, como é o caso da utilização das bebidas desportivas ou dos efeitos da ausência da vitamina D, entre outras. 
O que posso afirmar, sem sombra de dúvidas, é que o livro aborda, de facto, os aspectos mais relevantes para que o running se torne  em algo benéfico para quem o pratica em vez de acabar por se tornar prejudicial, como sucede em muitos casos, fruto do entusiasmo da auto-superação ou de um plano de treinos inadequado. Eu próprio sou atormentado por algumas lesões, embora o meu problema esteja identificado, sendo de origem morfológica.
Este livro acaba por ser um excelente auxílio para qualquer corredor, experiente ou não. Sendo porém verdade que a sua utilidade vai crescendo com a inexperiência do praticante. Além disso, o autor é bastante atencioso relativamente a dois grupos de indivíduos: aqueles que nunca correram e aqueles que são atormentados por problemas de saúde.
Através de uma linguagem simples e de compreensão fácil, em Running. Mais do que correr o autor aborda temas esquecidos - ou menorizados - na maioria dos livros, como é o caso dos suplementos alimentares, não incidindo tanto sobre questões como a técnica de corrida ou sobre o modo como os treinos devem evoluir (aborda-as, sim, mas não as desenvolve em larga escala, provavelmente por já existir muita literatura acerca disso).
Concluindo, existem conselhos que passarei a adoptar neste livro e que os levarei em conta até meio do meu treino para a Maratona do Porto, que ocorrerá no início de Novembro. Em Setembro, por altura da Meia Maratona do Porto, analisarei os resultados.
Até lá corram ou caminhem.

2 comentários:

    Caro Vasco muito obrigado pelas suas amáveis palavras. Fico feliz por ter gostado. Abraço do José Soares

     
    On 05 agosto, 2015 Vasco disse...

    Eu é que agradeço a leitura e o excelente trabalho, José Soares. Com o seu apoio todos podemos correr com mais segurança.
    Um abraço. :)

     

Blogger Templates by Blog Forum