Dora Bruder, Patrick Modiano

Opinião: 
Patrick Modiano, com esta obra, deixa-nos um testemunho do que foi a perseguição, as punições e as injustiças contra os judeus em Paris.
Tentando reconstruir o que terão sido os passos de Dora Bruder, (judia) após o seu desaparecimento, Modiano evoca e mostra-nos todo o sofrimento de um povo que foi vítima de uma guerra que maltratou os seus, ao mesmo tempo que nos mostra a forma fria e desumana com que outros acatavam e desempenhavam ordens, matando, ferindo e fazendo desaparecer pessoas inocentes.
Não há muito mais a dizer sobre este livro, a não ser referir que esta é uma obra excelente, digna de ser lida por todos nós!
Em relação à escrita do autor, como sempre, é formidável!

Aconselho!

Sinopse:
Anos atrás, o narrador depara-se com um anúncio publicado no Paris-Soir de 31 de dezembro de 1974: «Procura-se uma rapariga, Dora Bruder, de 15 anos…» Quem era Dora Bruder? Desde esse dia, o destino da jovem judia enredada nas malhas da ocupação nazi nunca mais o largou, obcecado que estava em reconstruir a sua história até aos momentos finais no campo de Auschwitz.


Este livro (como aliás, toda a obra do autor) é assim um combate contra o esquecimento, uma afirmação portentosa dos caminhos redentores da memória – contra tudo aquilo que nos macula e destrói. Com ele, Modiano escreveu porventura a sua melhor obra – e uma das mais notáveis da moderna literatura francesa. 

1 comentários:

    Aconselho este ebook tem escrita acessível e tem conteúdo, li e gostei.


    http://www.amazon.com/enigma-Laura-Portuguese-Isabel-Pereira-ebook/dp/B00U2Z5ZZ8/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1425132998&sr=1-1

     

Blogger Templates by Blog Forum