Sinopse

Após regressar à Terra e conhecer a activista Madalena que luta por um mundo melhor, Jesus ver-se-á envolvido em três situações de conflito.
Encontra um grupo ecologista radical, que pretende destruir uma plantação de milho que supõe geneticamente modificada. Assiste à revolta dos habitantes de uma vila contra um empreendimento turístico que vai ser construído numa reserva florestal. Por fim, testemunha um conflito armado entre negros e ciganos.
Neste périplo irá conhecer vários personagens: os referidos ecologistas, um padre que o obriga a confessar-se, um autarca corrupto, empreiteiros sem escrúpulos, um Comandante da GNR obrigado a fazer de Pilatos, os habitantes de um bairro degradado, um bruxo, e um negro e uma cigana apaixonados.
Porém, conquanto se limite a acompanhar Madalena, tentando apenas pacificar os desavindos, nem assim Cristo volta a escapar à fúria dos homens.
E apenas um farsante o irá reconhecer.
Mediante a ironia e o sarcasmo A Segunda Vinda de Cristo à Terra aborda fenómenos de conflitualidade social e política que ocorreram no nosso país.
Mas no fim é Portugal quem acaba posto na cruz.

Opinião
Não conhecia a escrita de João Cerqueira, pelo que foi com agrado que registei que existe mais um autor com qualidade neste país que não valoriza assim tanto a literatura nacional.
Assim, posso assumir que o autor sabe o que diz, sabe o que faz e sabe como fazer-se ouvir. "A Segunda Vinda de Cristo à Terra" retrata de um modo sarcástico e distante uma mentalidade e uma forma de ser tipicamente portuguesa. A pequenez, a tacanhez, a insensatez, o egoísmo, a falta de informação estão sempre presentes na narrativa. E é precisamente neste ponto que entra algum do meu desagrado. É importante não confundir a qualidade da obra, que é indiscutível, assim como do seu autor, com o meu gosto pessoal. A verdade é que estou um pouco cansado da ridicularização que se faz constantemente a tudo o que nos rodeia. Os autores portugueses, os humoristas, os críticos e as milhares de contas de facebook e twitter cansaram-me desta perspectiva demasiado irónica das nossas rotinas. 
É por isso que este livro não me divertiu como deveria ter divertido, mas deixou-me uma mensagem, embora eu já a conhecesse. 
Gostos à parte, trata-se de um livro com valor e que deve ser lido com o mesmo entusiasmo com que o autor o concebeu.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum