Opinião
Mágico. Corajoso. Aventureiro.
O Pintor Debaixo do Lava-Loiças” é mais um livro encantador de Afonso Cruz que demonstra, uma vez mais, que não consegue criar nada que não tenha impacto, sensibilidade, vitalidade e beleza. Todos os seus livros estão envoltos de um certo mistério e de uma forma simples de abordar tudo o que nos rodeia como se a palavra 'impossível' simplesmente não existisse. Esta obra é mais um exemplo disso.
O livro baseia-se na vida do tal pintor eslovaco que um dia foi parar à Figueira da Foz. Ele acaba por ter uma personalidade singular, assim como o é muito daquilo que o rodeia. Trata-se, na verdade, de um homem que consegue fintar o destino sem que, aparentemente, isso pareça preocupá-lo ou apressá-lo.
O Pintor Debaixo do Lava-Loiças” tem mensagens fortes e uma linha de pensamento que por vezes se desvia daquilo que esperamos.
Mais um excelente livro daquele que é, para mim, um dos melhores autores da actualidade.

Sinopse
A liberdade, muitas vezes, acaba por sobreviver graças a espaços tão apertados quanto o lava-loiças de um fotógrafo. Esta é a história, baseada num episódio real (passado com os avós do autor), de um pintor eslovaco que nasceu no final do século XIX, no império Austro-Húngaro, que emigrou para os EUA e voltou a Bratislava e que, por causa do nazismo, teve de fugir para debaixo de um lava-loiças.

2 comentários:

    Para mim Afonso Cruz, a par de David Machado e Ondjaki, tem-se revelado um autor supreendente. As suas histórias são sempre mirabolantes!
    Beijinhos

     

    Tive a oportunidade de ouvir Afonso Cruz num Encontro de escritores a que assisti,gostei imenso de o ouvir. Despretensioso,bom comunicador,com humor e muito modesto quanto ao impacto que a sua obra já tem.
    Aquilo que li dele agradou-me bastante,mesmo as histórias infantis são diferentes.

     

Blogger Templates by Blog Forum