Opinião da Paula:

A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol é um livro profundo não só pela história que narra, mas essencialmente porque toca-nos de forma muito especial.


Rio Tedorigawa

Hajimi, que em japonês significa princípio, é o nosso narrador, é pai de 2 filhas, casado com Yukiko. Apesar da sua vida estável, jamais esqueceu as duas mulheres que o marcaram na infância - Izumi e Shimamoto. Com uma revelou a sua maldade, com a outra tudo o que havia de mais puro em si.



(The Star-Crossed Lovers, Duke Ellington)

Porém, o que vive com a sua família é um estado intermédio, é um espaço suspenso, onde os sentimentos são estáveis - não há sonhos, não há desilusões, nem emoções.
A falta de algo instala-se, assim como na lenda da histeria siberiana...



(Pretend, Nat King Cole)

Confesso que fiquei lendo esta narrativa e pensando: "este é dos livros mais certinhos do autor. 
Certinho, no sentido de não haver muitas pontas soltas". Em Murakami, nós experimentamos a magia do que é estranho, do que (aparentemente) não faz sentido e no início senti falta disto. Até que na recta final houve uma explosão de toda esta escrita maravilhosa do autor... o objectivo revelou-se e revelou-se muito especial, o que torna este livro inesquecível!!

Foi com um enorme sorriso que fechei o livro



Viver para sempre a Sul da Fronteira será viver uma vida oca... 
Caminhar para Oeste do Sol será fatal!

Adorei e recomendo!!


Opinião do Vasco:
Maravilhoso. Intenso. Simbólico.
Sou fã de Murakami. Acho-o um dos melhores. E este livro não escapa àquilo que tenho achado dos outros que li: divinal.
Todos os livros produzidos pelo autor têm a sua marca, algo que facilmente se detecta dos restantes escritores. São características únicas, várias, que fazem com que seja adorado por uns e desprezado por outros.
Pois em “A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol” encontrei algo que também existe noutras obras, mas que nesta ganha outra dimensão, outra magia. Esta é de facto uma história mágica, daquelas em que se sente que tudo está errado, mas que não podia estar mais certo. As vidas que se encontram e desencontram em função do destino, ora traçado, ora procurado; as memórias que vão e vêm com as aparições, com a realidade, com os fantasmas, com os sonhos, com os medos; o passado que faz com que o futuro seja um desejo; um momento que dura mais do que uma eternidade perdida; tudo isto faz parte da magia, da vida que estas páginas nos emprestam.
Esta é uma obra que fala de duas histórias que nunca se cruzarão e de um amor feito de detalhes, de pequenas partículas, que compõem algo que jamais se poderá explicar, algo grandioso e impossível de não ser vivido.

Genial.  

3 comentários:

    PAula,

    Venho confessar. Eu juro que comecei a ler o livro. mas...não finalizei.
    :(

    Abraço?

     

    Não acredito Argos!!
    How come?

    O que te levou a deixar o livro a meio, foi ao menos a meio???

    Abraço :)

     

    :) Olha, acontece!

     

Blogger Templates by Blog Forum