Opinião: 
Depois da leitura deste livro constato que a sinopse do mesmo é péssima. É simplista e afasta o leitor. Isto, porque esta é uma narrativa que fala muito mais do que uma mera criada (como diz na sinopse) cuja patroa sente ciúmes.

Este é um livro que nos fala de uma época – sec XVII – de como os senhores eram vistos e intocáveis e de como a classe baixa se sujeitava a certos comportamentos. É também uma narrativa que nos fala de pintura - de um quadro em particular e desta arte em geral. De como esta pode ser apreciada, uma vez que reflecte essencialmente os olhos de quem a observa.

Griet é de facto uma criada (como se designava na altura) que vai atrair os ciúmes da patroa, mas Griet é também uma menina mulher com sentimentos e dúvidas como tantas outras mulheres, no entanto a sua condição social impõe-se como uma barreira na sua vida.

Ainda não tive oportunidade de ver o filme, mas deduzo que não dê tanto relevo à mensagem do livro, pois esta estória está recheada de pormenores demasiado importantes cuja câmara alguma captará!

Adorei e recomendo!

Sinopse:
Na Holanda do sec XVII Griet é a filha de um pintor de azulejos protestante de Delft que perdeu a vista num acidente. Para ajudar a sua necessitada família, Griet tem de trabalhar como criada numa casa mais acomodada. Quando o pintor Jan Vermeer e a sua esposa a contratam, deixa a sua casa e começa bruscamente a vida adulta. A casa Vermeer, que alberga uma família católica com cinco filhos, a avó e uma criada mais velha, rapidamente se revela como um ambiente hostil. Catharina, a mulher de Vemeer, ficará com ciúmes de Griet, uma atractiva jovem com talento artístico, e a fiel empregada da avó começará a vigiar todos os seus movimentos.


Sobre o quadro aqui

9 comentários:

    Já vi o filme, que adorei. Não é de maneira nenhuma sobre ciúmes de patroa, é um filme sobre os aspectos que refere na opinião: a época, a arte, a maturação como mulher, as diferenças de classe na época... E sobre Vermeer. :)
    Não li o livro, mas o filme vale a pena, é também plasticamente muito bonito e os actores são óptimos. Experimente ver, é capaz de gostar.

     
    On 26 outubro, 2013 Argos disse...

    Olá Paula,

    Não vou ver o filme (manias minhas)!
    Hoje estou triste. Saí de casa para ir a uma livraria que conheço desde criança e quando lá cheguei...tinha mudado de ramo. Assim rapidamente, espaço de talvez duas semanas e sem aviso!

    Abraço grande

    P.S. Estive a ver os autores da imagem de fundo, sabes quem "escolhi"? :)



     
    On 26 outubro, 2013 Paula disse...

    Acho que foi Murakami, mas pelo que já me disseste do efeito dele em ti... não sei se arriscaste novamente :P

     
    On 27 outubro, 2013 Paula disse...

    Argos não queres ler connosco "A Sul da Fronteira a Oeste do Sol" do Murakami?
    :D

     
    On 27 outubro, 2013 Argos disse...

    Isso é um desafio?
    ;)

    Abraço grande

     
    On 27 outubro, 2013 Paula disse...

    Então Argos, que autor escolheste?? :D

     
    On 27 outubro, 2013 Argos disse...

    Então cá vai:
    Dos autores da imagem de fundo, definitivamente Steinbeck.
    Aceito o desafio, irei ler Murakami ao sol posto na fronteira ou não sei quantos o título.
    Mas não te queixes quando disser o que senti ao ler o livro, porque primeiro, não sou grande coisa com as palavras e segundo,bem...entendo sempre de forma diferente da maioria. :)

    Abraço grande

     

    Gostei muito deste livro, li-o várias vezes e tenho um exemplar para emprestar a alunas. Acho que vi o filme, mas nada dele recordei... MJ

     
    On 29 outubro, 2013 Paula disse...

    M João Monteiro,
    Conto ver o filme em breve...
    Abraço

     

Blogger Templates by Blog Forum