Datas que lembram livros...

9 de Maio é conhecido como o Dia da Europa. Em 1985, em Milão, os membros dos governos pertencentes à Comunidade Europeia decidiram que este dia seria dedicado à união dos países do velho continente. Isto quando em 1950, a 9 de Maio como é óbvio, Robert Schuman, político luxemburguês e radicado em França, apelava à criação de um grupo de nações, defendendo invariavelmente os interesses humanitários e sociais. Tudo em prol do bem-estar dos europeus, incluindo os alemães destroçados pela Segunda Guerra Mundial.
 
A Comunidade foi criada, de facto, mas os interesses em nada coincidem com o objectivo com que foi concebida: a defesa dos direitos do homem...
 
"Direitos do Homem" foi escrito em 1791 por Thomas Paine e trata-se de um livro que tem sido esquecido em muitas partes do globo ao longo dos tempos. Hoje em dia, com a crise económica e social que assola a nossa comunidade, talvez os dirigentes portugueses e europeus pudessem lê-lo e reformular aquilo que defendem.
Este livro é, neste momento, mais importante do que qualquer romance que possa ser sugerido, pois este 9 de Maio não é o Dia da Europa, é antes um símbolo de uma época em que os governantes europeus se esqueceram dos seus cidadãos.
Pode ser, sim, o Dia da Europa, mas, neste moldes, nunca será o Dia do Europeu.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum