Datas que lembram livros...

Foi a 23 de Abril de 1936 que foi inaugurado oficialmente o Campo Penal do Tarrafal. 'Penal' foi o nome atribuído oficialmente, se bem que a maioria dos entendidos prefere substituir esse termo por 'Concentração'. Campo de Concentração do Tarrafal, ainda assim, uma designação mais simpática do que Campo da Morte Lenta, como muitos lhe chamavam.
Situado na Ilha de Santiago, Cabo Verde, o complexo era basicamente um local onde eram aprisionados os opositores do governo de português.
37 pessoas morreram entre o período em que a prisão operou, entre 1936 e 1954.
A "frigideira" era o castigo mais temido, um paralelepípedo feito de cimento sujeito à exposição solar da região, sem que os prisioneiros pudessem de lá sair. Durante largos dias permaneciam dessa forma...
Nicolau Manuel também passou por lá. Este é um dos episódios vividos por uma das três personagens principais de "Deixem Falar as Pedras", de David Machado, um livro que incide sobre três gerações de uma família, todas elas, directa ou indirectamente, ligadas com a ditadura que no país imperou.
Trata-se de um romance que nos mostra quão doloroso pode ser o dia-a-dia quando o passado não nos deixa seguir em frente e quão ingrato se revela uma vida onde a loucura se confunde com uma realidade demasiado dura para que seja vista como aquilo que na verdade é.

1 comentários:

    On 23 abril, 2013 Paula disse...

    Gostei da sugestão... ainda não li.
    Mas vou anotar... (daqui a dias tenho de começar a anotar noutro cadernos :P vou fazer volumes de "livros a comprar")

     

Blogger Templates by Blog Forum