Datas que lembram livros...

Depois de cinco dias em erupção, a 10 de Abril de 1815, o Monte de Tombora, na Indonésia, tornou-se no vulcão mais terrífico registado pelo Homem. Qualificado como "super-colossal" - não confundir com o aumento de impostos -, 7 na escala actual, foi responsável pela morte de dezenas de milhares de pessoas (estima-se que possam ter sucumbido entre 60.000 e 90.000 habitantes da ilha asiática).

Este vulcão terá sido inclusivamente apelidado pelos arqueólogos de 'Pompeia do Oriente'.
 
Pompeia... antiga cidade italiana não muito distante de Nápoles.
É aqui que surge a ligação ao livro selecionado desta semana.
"Pompeia" é um livro escrito por um mestre na arte de converter acontecimentos históricos em narrativas empolgantes. Isso é uma realidade em cada obra que publica.
Robert Harris é historiador, mas não escreve como tal. Em "Pompeia" é descrito na perfeição o estilo de vida durante o Império Romano, a construção do aqueduto que serviria várias comunidades locais, o perigo que espreita sob a imponência de Vesúvio... 
E Plínio, cidadão romano que realmente existiu e deixou o seu relato escrito, é um dos protagonistas. Outro dos protagonistas é Marcus Attilius, engenheiro responsável pela construção do aqueduto que dá corpo ao enredo. Bem, adivinhem, no Brasil 10 de Abril é também Dia da Engenharia.

 

3 comentários:

    On 10 abril, 2013 NLivros disse...

    Já li, gostei.
    :)

     
    On 11 abril, 2013 Paula disse...

    Deste autor li "Lustrum" e "Imperium" adorei a escrita.
    É como dizes ele sabe contar factos históricos como ninguém. Uma escrita que nos envolve!

     
    On 17 abril, 2013 Vasco disse...

    Só li o "Imperium" da saga de Cícero e gostei muito.

     

Blogger Templates by Blog Forum