Opinião:
"Aprender a Rezar na Era da Técnica" é uma obra magnífica de GMT. O próprio título leva-nos a pensar numa série de significados, podendo ser um deles - a aprendizagem que o individuo faz ao adaptar-se a este mundo que está em constante mudança e movimento.

É a primeira obra que leio do autor e a verdade é que me rendi a esta escrita que numa primeira impressão pareceu-me fria e desprovida de emoções e que ao mesmo tempo mostrou-me o quanto eu estava enganada! É sem dúvida uma escrita diferente! GMT possui uma escrita forte, muito directa e sem rodeios!

Lenz ( o personagem principal deste romance) é educado pelo pai para não ter medo! Assim, cresce  "sem" medo e desprezando todos os outros que demonstram tal sentimento. Cresce tendo o pai como modelo supremo da sua vida. Um pai frio, austero, mas que para ele é o modelo da perfeição! Um pai que lhe ensina que não se deve olhar aos meios para atingir objectivos traçados.

Lenz é um médico de sucesso, sem medos e sem receios salva pessoas com a sua técnica infalível. A técnica executada, desprovida de sentimentos é o seu meio, a sua casa, o seu habitat natural. O poder de salvar ou matar uma vida faz com que a sensação de ser "Deus" lhe povoe os pensamentos. Executa a sua profissão com brilhantismo, mas a sua missão acaba quando transmite ao paciente o resultado do tratamento. Se o doente vai morrer ou sobreviver já não é da sua conta, aliás abomina ver e comunicar com um ser em fase terminal.

Lenz, é um personagem tão forte que quase dispensamos todos os outros e é através deste mesmo personagem que o autor tece a crítica a uma grande parte da sociedade.

Achei curioso o final que GMT reservou para o seu personagem, o autor castiga-o pelos seus actos e castiga-o da pior forma possível!

GMT é detentor de uma escrita avassaladora, sublime!
Uma leitura excelente! Adorei!

2 comentários:

    Então Paula rendida a G.M.T.? olha as expectativas que depois nos desiludem ;), mas não G.M.T. escreve bem até dizer chega.
    Também gostei do livro e do comentário.
    Abraço

     

    Na minha opinião podemos comparar a qualidade deste livro ao Memorial do Convento de Saramago.
    Deixo aqui o link da sugestão que fiz desta obra:
    http://sugestaodeleitura.blogspot.pt/search/label/Aprender%20a%20Rezar%20na%20Era%20da%20T%C3%A9cnica

     

Blogger Templates by Blog Forum