Opinião:
Este livro fala-nos de um individuo que vem de Portugal Continental refugiar-se em S. Miguel (Açores). Sofreu um trauma e para superar escolhe uma das pacatas ilhas do Arquipélago dos Açores para se isolar, reflectir e quem sabe encontrar/avistar Moby Dick. 
O leitor toma conhecimento de toda a acção através das cartas que este personagem envia a um amigo, nas quais fala do que vê, dos seus vizinhos novos, da sua situação em particular e como está a superar os seus medos e "aquilo que aconteceu"!
A história em si não é nada de invulgar ou de espectacular, lê-se bem, mas nada se retém que realmente valha a pena.
Quanto ao espaço em que a personagem se move, está pobremente caracterizado, a mim pareceu-me que o autor nem conhece bem o lugar que escolheu para localizar a sua história.
Enfim... esperava muito mais!

4 comentários:

    On 19 outubro, 2012 Anónimo disse...

    Boa tarde,
    Engraçado, não concordo com o seu comentário.
    Li o livro e retive uma data de coisas que valem a pena.
    Desde logo a caracterização de cada personagem, e toda a profundidade que lhes é dada, talvez por o autor ser psicólogo de profissão, mas cada personagem está muito bem completa, tendo definido bem o carácter de cada um.
    Gostei da forma como é escrito, achei bastantes originais as cartas a um amigo sem nome, enviadas também por um protagonista também inominado que contam tanta coisa. Gostei de ser possível só tendo as cartas dos emissoress, saber tanto sobre os receptores, ao ponto de ter adivinhado algumas das reviravoltas que, por medo de levar umas bengaladas, aqui não digo quais foram.
    Gostei ainda, aliás achei um pormenor delicioso, num livro que corre debaixo de um clima tão pesado houvesse espaço para as cartas "intermédias" nas quais saliento, gosto pessoal apenas, a do boxeur.
    Enfim, gostei muito do livro.

     
    On 19 outubro, 2012 Paula disse...

    Anónimo,
    Obrigado pela partilha da sua opinião. É sempre bom partilhar diferentes perspectivas sobre a leitura de um livro.
    O que achei do livro é que não nos traz realmente nada de novo. Está bem escrito, os personagens bem caracterizados, mas será que isto por si só basta? Ao longo da leitura senti que faltava algo importante lá...

     
    On 20 outubro, 2012 Anónimo disse...

    Permita-me também discordar da sua opinião quanto ao livro. Para mim foi uma deliciosa pausa na minha realidade. Foi um livro que me agarrou desde a primeirà última página, extremamente rico em imagens e em metáforas que nos levam a recriar a história com imagem, movimento e uma grande proximidade afectiva com as personagens. Ao comprarmos o livro compramos também dois bilhetes de viagem, uma de dentro para fora, outra de fora para dentro. Mas mais importante do que os detalhes da vida exterior desta história é a vida interior das personagens e a forma como elas constroem as suas experiências, brilhantemente descritas. O resto é deixado à imaginação do leitor. Quantas vezes acabamos um livro com a vontade de o revisitarmos vezes sem conta? Pois foi este o meu sentimento no final! Parabéns ao autor.

     
    On 20 outubro, 2012 Paula disse...

    Anónimo,
    Bem, já não sei se quem escreve como anónimo pela 2ª vez é o mesmo anónimo do início ou não. Ajudava se no final colocassem o nome ou um nick.
    Obrigado aos dois pela partilha e se um terceiro anónimo quiser discordar da minha opinião está à vontade :) este é um cantinho aberto a todos e à partilha de opinião de todos.

     

Blogger Templates by Blog Forum