Um bocado farta destas listas!!

A 20 de Agosto deste ano saiu novamente uma lista de 50 livros que toda a gente deve ler.


a lista aqui


Para ser sincera, estou um bocado farta destas listas, até porque não servem todos os tipos de leitores e porque ano após ano são sempre os mesmos livros que são referidos nas benditas listas.
Será que nos últimos anos não se tem produzido nada digno de entrar para a famosa "lista obrigatória"?

A certa altura no jornal como podem ver no link, diz assim:


"A ordem em que aparecem não reflete qualquer juízo de valor comparativo. E uma coisa é certa: mais ou menos consensuais, todos os livros sugeridos têm uma qualidade literária acima de qualquer suspeita."



"qualidade literária acima de qualquer suspeita" pois se os críticos dizem que é bom, então está acima de qualquer suspeita... pode estar acima de qualquer suspeita PARA ELES recorde-se!

Daquela lista li 9 obras e tenho duas a meio, tenho muitas outras à espera por ler. Mas tenho consciência de que nem todas aquelas obras vão agradar-me, mesmo estando acima de qualquer suspeita no que diz respeito à sua qualidade literária.

Gosto de um livro porque me diverte, ensina, distrai... e não porque alguém diz que é de leitura obrigatória e também não tenho problema nenhum em dizer que não gostei de alguma obra ali referida.

Enfim...

8 comentários:

    Concordo plenamente!
    Sandra

     

    E que tal fazemos nós a nossa lista de 50 livros a serem lidos até morrer? olha aqui está uma ideia que era de por em prática!

     

    Bom dia Paula,

    concordo plenamente contigo e com o Nuno também!
    Qualquer lista de "os melhores" tem que ter a subjectividade inerente a cada pessoa!
    O que não invalida que não se criem e divulguem listas. Desde que não sejam impostas, todas são mais valias, que mais não seja, em termos de divulgação dos livros!

    Boas leituras!
    Maria João

    segue-me em: http://abibliotecadajoao.blogspot.pt/ Obrigada!

     

    Ainda não li nenhum livros da lista, nem mesmo "Os Maias" quando andava na escola limitei-me a ler o resumo. No entanto, gostava de ler alguns, só para saber a razão porque são sempre tão votados :)

     

    Sim, concordo com o que dizes.
    Qualquer dia eu vou elaborar uma lista dos 500 livros que devem ser lidos antes dos 60 anos, ou então, dos 100 livros que quem não ler é porque não sabe o que é bom.
    Ou seja, parvoíces. Pseudo críticos literários que têm a mania de serem uns iluminados literários e que pouca ou nenhuma moral têm para dizer aos outros o que devem ler.

     
    On 04 setembro, 2012 Sara disse...

    Para mim esta lista peca por ser demasiado académica, ou seja, vê-se que foi feita por críticos literários: falta outros géneros, por exemplo policiais e ficção científica e faltam autores do século XX. Mas lá está...É a minha opinião. Estas listas pecam sempre pela subjectividade. Acho que não devemos exagerar: quem quiser seguir essa lista segue e quem quiser não segue...Eu já li alguns livros daí outros ainda espero ler, mas entretanto tb vou lendo outras coisas...Isto de qualidades de literárias, do que se deve ler ou não é tudo muito pantanoso. Acho que devemos ler o que gostamos e pronto :)

    cumps

     

    Não podia estar mais de acordo com a tua conclusão final, Paula.

    Vasco
    http://vascoricardo.blog.com

     

    Estas listas tb n me convencem, gosto de ler conforme me dá na gana e não porque acham q é quase uma obrigação le-los

    Boas leituras :)

     

Blogger Templates by Blog Forum