Opinião:
O tempo é nesta obra o elemento central, assim como também o é na nossa vida. O tempo que é presente, o tempo que é passado e o tempo - aquele que será (futuro). Muitas vezes, esse elemento é a razão do nosso pensamento: do que se fez ou do que não se fez e que  jamais poderá ser alterado! No entanto, resta-nos o tempo que podemos construir ou modificar. Porém, e muitas vezes, esse futuro mantem-se igual a um passado ou a um constante presente. “Olhei Para Trás e Sorri…” é tal como o título indica, um sorrir a um passado marcado pela felicidade e pela saudade. Onde não coube a coragem de assumir aquilo que se julgava ser a verdadeira felicidade…  Porque a vida é muitas vezes preenchida com a “felicidade rotineira” onde não cabe o terramoto da mudança.
Gostei e recomendo!
Sinopse:
De seguida, passou para o comboio. Gostava deste percurso. Principalmente, ao entardecer. Assim que as carruagens se arrastavam para fora da estação, e as janelas perdiam nitidez, e, lentamente , as luzes da cidade turvavam o céu, ele sentia que uma serenidade descia sobre as coisas e as harmonizava com mão desconhecida. E o seu coração, embalado pelo comboio da meninice, sorria no regresso a casa. Enquanto o mar se pintava de ocaso, um paquete ladeava o comboio numa corrida com metas distintas. Sempre que via um barco assim, no regresso a casa, ele percebia onde não queria estar. E o seu olhar nem o barco via, apenas que vogava rumo à unica réstia de luz do mundo.Enquanto o comboio, de estação em estação, apenas derramava despojos de ilusões."

2 comentários:

    Sendo que terminei (finalmente) O Anjo Branco de José Rodrigues dos Santos, agradeço muito esta sugestão, que irei seguir com prazer. Não conheço a escrita do autor, mas gostei bastante da sinopse!
    Bom fim de semana, boas leituras.
    Abraços
    Sónia

     

    Sónia M.
    É uma leitura bastante interessante e reflexiva :)

     

Blogger Templates by Blog Forum