Opinião:
Nesta obra, Steinbeck mergulha nos problemas da sociedade através dos seus personagens, nomeadamente Ethan Hawley.
Ethan Hawley, empregado de balcão, foi outrora dono do estabelecimento onde trabalha, descendente de famílias ricas, tenta ser íntegro e honesto no seu emprego e na sua vida pessoal. No entanto, não consegue deixar de pensar na riqueza que pode alcançar se transgredir os seus valores que tanto estima e tornar-se corrupto. Estas dúvidas surgem no pensamento do nosso personagem sempre que surge uma oportunidade para alcançar a riqueza de forma menos digna.
Steinbeck, dribla de forma magnífica a abordagem às questões sociais, para além de nos mostrar o comportamento humano, mostra-nos também como esse comportamento pode ser influenciado pelo exterior, ou seja, pela sociedade em que o indivíduo está integrado. Esta pode provocar verdadeiras mudanças nos seus membros. Porém, a consciência destas modificações está sempre presente nos indivíduos/personagens!
Gostei!

Sinopse:
Obra-prima de Jonh Steinbeck que lhe deu a alta consagração do Prémio Nobel da Literatura. Além dessa circunstância, que justifica a viva expectativa com que o leitor português aguardava este romance, acresce o facto de se tratar de uma das mais altas criações de Steinbeck - a mais bela desde «As Vinhas da Ira».

6 comentários:

    Uma leitura interessante.
    Já li este livro há uns anos e confesso que não me recordava muito da história mas com a tua opinião vieram alguns flashes do livro e a memória de ter gostado muito.

    Abraço.

     

    Bem sabes o quanto gosto deste autor. E este claro que está na lista de livros a comprar. :)

     

    Boas.

    Pela sinopse, acho que já li o livro.

    No entanto a única obra do autor que me marcou foi as "Vinhas da Ira".

     

    Iceman,
    Tenho 50 páginas lidas das Vinhas da Ira" penso que vou pegar nela para a próxima semana :)

     

    Tons de Azul,
    :D

     

    André Nuno,
    Até agora o autor ainda não me desiludiu :D

     

Blogger Templates by Blog Forum