Lustrum - Robert Harris

Opinião:
Foi com alguma pena que finalizei esta leitura, ao fechar este livro ou melhor, ao ler as últimas linhas desta narrativa. Senti, de certa forma, que me afastava para sempre destes personagens, pelos quais acabei por ter um certo carinho, como Cícero, Terência e Tirão. Quando um livro nos causa tamanha sensação podemos dizer que é um bom livro!
Robert Harris, foi um mestre na caracterização destes personagens. Soube transmitir ao leitor as características/personalidade de todos os que se movem na história de Roma Antiga.
Cícero foi um homem ambicioso, sempre preocupado com Roma e a Republica, mas posteriormente tornou-se algo “cego” e seduzido pelo poder, aliando-se e defendendo ora amigos ora inimigos, consoante ditavam as circunstâncias. Cícero foi tomando opções que sabia, em plena consciência, nem sempre serem as melhores, nem para si nem para Roma. Mas jamais anteviu a catástrofe que posteriormente se abateria sobre si, sua família e sobre Roma!
O ano em que exerce o seu consulado é atribulado. Vários presságios surgem num pronuncio de azar; há que tomar decisões complicadas! Cícero vê a sua vida ameaçada em conspirações perigosas…
O brilhante orador compara o seu ano de consulado à Hidra de Lerna, animal que tem várias cabeças e quando é cortada uma, surgem duas. Assim era o seu consulado; sempre que acabava com um problema surgiam dois.
César, cuja ambição é gigante, cedo se tornaria uma ameaça para a República. Aliando-se a Pompeu e a Crasso jamais alguém o conseguiria parar. Ao colocar Cícero numa situação de vida ou morte, César convida-o a juntar-se ao Triunvirato (César, Pompeu e Crasso), no entanto Cícero escolhe um caminho sem saída… e acaba sendo como o próprio título da obra diz: destruído por Roma…
Esta foi uma leitura que apreciei, pois ajudou-me a compreender com maior profundidade alguns factos, como a forma como o poder estava dividido em Roma e as consequências que isso acarretava em ternos de conflitos sociais e pessoais. Sistematicamente, o poder era disputado e usado pelo Senado e pelo Imperador. Pelo meio ficava o povo. Aliás o povo podia ser usado como meio de alcançar o poder por quem tinha astúcia para tal.
Digno de reflexão é também o modo como os poderosos faziam e desfaziam leis, tendo por objectivo interesses pessoais…talvez isto nos possa levar ainda mais longe: até que ponto as lutas políticas de hoje serão diferentes?

É uma obra que aconselho a todos que gostam de romances históricos!

O livro aqui na editora

1 comentários:

    On 30 agosto, 2011 rosangela disse...

    é um livro rico em detalhes da era romana e da república, além de citar um personagem conhecido - Marco Túlio Cícero.Espetacular.

     

Blogger Templates by Blog Forum