A minha opinião:
Se há livros que devemos ler, este é um deles, não só pela linguagem que nos envolve e fascina, mas principalmente pela mensagem que nos passa.
Neste livro há dois mundos distintos, o mundo das crianças e o mundo dos adultos. Harper Lee soube passar para o leitor a diferença entre eles e soube de igual forma transmitir sentimentos e fazer-nos ver a diferença entre estes de acordo com as idades dos personagens.
É de enaltecer e elogiar a forma como nos mostra o mundo das crianças. A autora consegue colocar-se na pele de uma menina e passar-nos o que ela interioriza do mundo dos adultos.
Os seus personagens são fortes e percebe-se que nenhum é lá colocado ao acaso. Todos eles têm um papel importante, têm algo a acrescentar à narrativa. Nesta escrita, tudo é simples e claro, ou melhor, tudo é puro. Mesmo a maldade descrita é vista como sendo ignorância. Quem acusa e quem mata é vítima de uma sociedade de preconceito, é vítima de um passado. Um passado, cujas ideias que permanecem ao longo dos tempos, não podem ser alteradas de um momento para o outro, mas de forma lenta e progressiva e é precisamente neste ponto que entra a figura principal desta história “Atticus”.
Atticus, é visto como a mola mestra da mudança. Na minha opinião, será aquele capaz de salvar as “cotovias”.
.
“As cotovias não fazem nada a não ser cantar belas melodias para nós. Não estragam os jardins das pessoas, não fazem ninhos nos espigueiros, só sabem cantar com todo o sentimento para nós. É por isso pecado matar uma cotovia”*
.
Neste livro, todas as pessoas vítimas de discriminação e preconceito são representadas por este belo pássaro e cabe a Atticus traçar o caminho que poderá mudar a mentalidade de uma sociedade.
E porquê Atticus? Porque ele possui uma coragem verdadeira …
.
“Coragem é sabermos que estamos vencidos à partida, mas recomeçar na mesma e avançar incondicionalmente até ao fim”*
.
Atticus, advogado e viúvo, tem dois filhos Jean Louise (o narrador) e Jem. É destacado para defender um homem negro acusado de violar uma mulher branca. Sabendo de antemão que o júri o irá culpar mesmo que se prove a sua inocência. Atticus luta não só para salvar um homem inocente, mas principalmente para salvar a sociedade do preconceito. A sua intenção é provocar a dúvida na mente dos juízes e dar início à tal mudança necessária em Maycomb, uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos durante a época da Depressão.
.
De todos os livros que li até hoje, acho que nunca me havia deparado com um personagem que me tocasse tanto como Atticus.
.
Este é um livro de leitura obrigatória :) !
.
* Citações retiradas da referida obra
.
Classificação 6/7 Excelente

1 comentários:

    Um livro incrível...

    http://numadeletra.com/13274.html

    Cumprimentos,

    numadeletra

     

Blogger Templates by Blog Forum