A minha opinião:
Luis Sepúlveda retrata neste livro "Patagónia Express", algumas das suas viagens e situações da sua vida. Partilha como leitor momentos e lugares pelos quais passou e cresceu como pessoa.
O livro divide-se em quatro partes: apontamentos de uma viagem a lado nenhum, apontamentos de uma viagem de ida, apontamentos de uma viagem de regresso e apontamentos de chegada.
Achei particularmente interessante a parte em que Luis Sepúlveda nos fala dos dois anos que passou numa prisão chilena. Referindo que todo o corpo docente das universidades do sul encontrava-se lá e organizavam academias onde todos poderiam aprender História Universal, História da Arte, História da Filosofia, Física Quântica...
Conta-nos que no seu 11º aniversário, o seu avô ofereceu-lhe um livro que supostamente era capaz de o fazer viajar rumo às idéias liberais...intilulava-se "Assim foi Temperado o Aço" de Nicolai Ostrovsky.
Muitas mais memórias são partilhadas neste excelente livro "Patagónia Express" de Luis Sepúlveda, memórias que merecem ser lidas!
.
"O comboio formado por duas carruagens de passageiros e dois vagões de carga, é arrastado por uma velha locomotiva a carvão fabricada no Japão no princípio dos anos trinta. Cada carruagem de passageiros tem dois longos bancos que a percorrem de uma ponta à outra. Numa delas há um fogão de lenha que os mesmos passageiros têm de ir alimentando e, por cima dele, um quadro com a imagem de Nossa Sra de Luján"
.
Sinopse:
Homenagem a um comboio que já não existe, mas que continua a viajar na memória dos homens e mulheres da Patagónia, estes «apontamentos de viagem» - como lhes chamou Luis Sepúlveda - tornaram-se um dos livros de referência do grande autor chileno.
Desde os seus primeiros passos na militância política, que o levaram à prisão e depois ao exílio em diferentes países da América do Sul, até ao reencontro feliz, anos depois, com a Patagónia e a Terra do Fogo, é uma longa viagem (e uma longa memória) aquela que Luis Sepúlveda nos propõe neste seu livro.
Ao longo dele, confrontamo-nos com uma extensa galeria de personagens inesquecíveis e com um conjunto de histórias magníficas, daquelas que só um grande escritor é capaz de arrancar aos labirintos da vida.
.
«Se alguma vez existiu um modelo de crónicas de viagem, é isto, nada mais. Inesquecível.»Miguel Sousa Tavares
.
Classificação: 5/7 Muito Bom

3 comentários:

    É um grande escritor. Escreve simples e bonito. Tem uma bela paixão pela natureza. E é, ao que dizem, um grande ser humano.
    Ah, e adorei a foto, Paula :)

     
    On 07 fevereiro, 2011 Anónimo disse...

    adorei ler a historia "historia de uma gaivota e de o gato que a ensinou a vor" Maravilhosa

     

    Ola Paulinha,
    coloquei um link deste teu post no meu comentário sobre este livro...sei q n te importas mas não custa avisar,lol!!!

     

Blogger Templates by Blog Forum