SONHO - Fernando Pessoa

"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma.
O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."
.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"
.
Livro do Desassossego

9 comentários:

    "Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"
    FP

     

    É mesmo. Quanto maior o sonho, e com quanta mais convicção o perseguirmos, maiores nos tornamos. Encontra-se um pouco aí a magia dos livros.

     
    On 28 janeiro, 2010 Anónimo disse...

    Paula...

    Lindo! Sonhos são combustíveis da alma!!

    Bjs

     

    Os sonhos de Fernando pessoa... o poeta é um fingidor, dizia ele. É nada, digo eu. Fernando Pessoa foi um homem de sonhos mas a vida traiu-o. Às vezes apetece perguntar: afinal de contas de que servem os sonhos se não conseguirmos realizá-los? Pode haver muitas respostas a esta pergunta. A minha é esta: os sonhos também são vida. Sonhar não é projectar o futuro e viver em função disso. Sonhar é enriquecer o presente com uma espécie de luz que comanda a vida; uma luz positiva, feita de esperança mas também de alegria no presente.
    Nessa medida é verdade: "O Homem é do tamanho do seu sonho".

     
    On 28 janeiro, 2010 Paula disse...

    Devemos dar prioridade aos sonhos, os sonhos também são uma forma de vida de luta. Algo que buscamos e que tentamos realizar diariamente. São principalmente presente :)
    Abraços a todos.

     

    o sonho é o remo da nossa vida que toca o barco para a frente. Quem viva sem que tenha qualquer sonho que deseje ver realizado, torna-se um autómato, quase um vegetal. Se o homem é do tamanho do seu sonho? Eu penso que o tamanho do homem será consentâneo com a dinâmica que impuser à sua vida para alcançar o sonho.
    Com amizade.

     

    Eu não concordo muito, se me permites. Quem sonha, normalmente acaba por ter decepções. Na minha opinião é sempre preferivel viver somente o presente.
    Esta frase de Fernando Pessoa é uma frase filosófica, o seu pensamento é bonito, mas pessoalmente prefiro encarar a vida de uma forma mais pragmática uma vez que já fui um sonhador e tive de me arrepender.
    Ora o arrependimento é sempre um preço muito alto a pagar.
    Penso que podemos ser positivos e optimistas, mas isso não significa ser sonhador.
    Sonhar é um risco demasiado grande.

     
    On 28 janeiro, 2010 Paula disse...

    Poeta,
    O sonho é fundamental à vida eu diria que é a mola mestra da vida.
    Um abraço

    Domingos Afonso,
    Entendo quando diz que se não tivermos sonhos não sofremos. Mas será que é possivel ao homem não sonhar?
    Um abraço

     

    Da acordíssimo! O sonho não pode morrer nunca! Por isso é que o Prémio Nobel da Paz ao Obama foi super-justo: deu-nos a esperança e o sonho!

     

Blogger Templates by Blog Forum