Sinopse:

"Durante vinte anos Eszter viveu uma existência cinzenta e monótona, fechada sobre si própria, esperando a morte e sonhando com o retorno de um amor impossível. Até ao dia em que, inesperadamente, recebe um telegrama de Lajos, o único homem que amou e graças ao qual encontrou, por um breve período, sentido para a sua vida. Grande sedutor e canalha sem escrúpulos, Lajos não só traiu Eszter como destruiu a sua família, tirando-lhe tudo o que possuía. Agora, depois de uma ausência prolongada regressa, e Eszter prepara-se para o receber comovida e perturbada por sentimentos contraditórios."

A minha opinião:

A Herança de Eszter conta-nos a história da vida de Eszter que depois de sofrer um desgosto amoroso opta por ficar só e viver em solidão, mesmo quando rodeada de pessoas.
Lajos é o homem por quem Eszter se apaixonou enquanto nova, mas que acabou por casar com a sua irmã. É um “bem-falante” que conseguia enganar todos. Contudo, quando estava presente, a vida dos amigos era mais interessante, era mais vivida. Na sua presença, todos preocupavam-se com a indumentaria, com as novidades culturais e literárias.
Quando Lajos casou e “desapareceu” deixando dívidas a todos, a vida dos amigos caiu na rotina novamente.
Após alguns anos anuncia numa carta a sua chegada e desperta a curiosidade em todos e em Eszter desperta-lhe novamente o amor. Mas Lajos não mudou, resta saber o que pretende desta vez…

Já tinha este livro na estante há algum tempo e resolvi pegar nele. Li-o em pouco menos de duas horas. Tem uma escrita simples e fluída, mas que não me cativou muito.
Este é o terceiro livro que leio de Sándor Márai e confesso que dos livros que li, o que achei excelente foi “As Velas Ardem até ao Fim”.

Classificação: 3/6 - Razoável

6 comentários:

    Nossa, encontrei minha paz aqui. Delicia.

     

    Olá eu também já li esse livro e gostei bastante aliás também fiz um post sobre ele no meu blog, http://oqueeuleio.blogspot.com/2008/12/herana-de-eszter-sndor-mrai.html.
    Também li "Os Rebeldes" e gostei bastante.
    O teu blog está muito bom, parabéns.
    Pipas

     

    Eu "As Velas Ardem Até ao Fim" ainda li, mas é dos que está em fila de espera (são tantos...), mas hei de ler assim que puder.
    Obrigado às visitas ao meu blog, espero que esteja do teu agrado.
    Pipas

     

    Eloisa,
    Sê bem vinda :)

    Pipas,
    Faz com que "As velas ardem até ao fim" passe à frente dos outros :)
    Sim, o teu blogeu está muito bom ;)

     

    Maus carácteres como Lajos disseminam-se pela nossa sociedade, camuflando os seus miseráveis instintos através de um diálogo suave e persuasivo (porque infelizmente são inteligentes), objectivando quase sempre uma vivência abjecta e parasitária.
    Para infelicidade dos incautos não vivem somente no mundo imaginativo.

    Cumprimentos.

     

    É isso mesmo Poeta ;)

     

Blogger Templates by Blog Forum