Retrato de Emily Brontë feito por seu irmão Branwell Brontë
.
Emily Jane Bronte é a autora deste magnífico clássico “O Monte dos Vendavais”, sua única obra em prosa, publicada em 1847.
Emily nasceu em Yorkshire, em Inglaterra, era a quinta de seis irmãos. Para além do referido romance ainda se conhecem alguns poemas de sua autoria.
“O Monte dos Vendavais” foi alvo de várias críticas por parte da sociedade da altura, no entanto foi, desde logo, considerado um clássico da literatura inglesa.

Este fascinante clássico fala-nos de amor e ódio com a mesma intensidade. Estes sentimentos surgem quando Earnshaw, após uma viagem de negócios, traz para casa uma criança de sexo masculino (Heathcliff) de etnia cigana.
Hindley e Catherine (filhos de Earnshaw) sentem-se colocados à parte pelo pai, que dá cada vez mais atenção ao filho adoptivo.
Hindley assume uma atitude de superioridade, encarregando Heathcliff dos trabalhos forçados da casa e sujeitando-o a situações humilhantes. Por sua vez, Catherine afeiçoa-se ao novo irmão e começam a partilhar brincadeiras e segredos para mais tarde partilharem algo bem mais forte: um grande amor.
Contudo, Catherine, fascinada pela riqueza e pela importância das aparências casa-se com outro e Heathcliff sai de casa voltando somente 3 anos depois com o intuito de executar a sua vingança!
Um amor intenso e trágico que os dois partilham num silêncio amargo.
Uma vingança que Heathcliff pensava ser mais forte que o amor e que no final se revela sem nexo para o própria personagem.
Um amor que por fim descansa sob um céu azul agradável, onde o vento sopra e as borboletas esvoaçam.
Um clássico IMPERDÍVEL, uma obra-prima da literatura.
Classificação: 6/6 - Excelente

35 comentários:

    On 01 julho, 2009 Célia disse...

    Ainda me deixaste mais curiosa! :)

     
    On 01 julho, 2009 Betita disse...

    Tenho este livro lá por casa ;)
    Agora fiquei com muita vontade de o ler!
    Bjt

     

    oie adorei seu blog!
    vou segui-lo!
    o morro dos ventos uivantes é um clássico
    indico a todos também!
    parabéns!
    beijos!

     
    On 01 julho, 2009 Anónimo disse...

    Este comentário não é para o livro mas sim para a fantástica imagem que apresenta este teu blog.
    Como sabes não gosto muito de ler mas adoro livros e bibliotecas, aquela fascina-me, que beleza, que história.
    Parabéns, imagem adequada ao blog.

    Bete

     

    Meus cumprimentos pela beleza desta postagem de Emily Jane Bronte “O Monte dos Vendavais”, sua única obra em prosa, publicada em 1847.

    Venho lhe convidar para conhecer:

    O MELHOR BOLO DE CHOCOLATE DO MUNDO...

    Efigênia Coutinho
    Escritora

     
    On 01 julho, 2009 Paula disse...

    Canochinha e Betita:
    Se lerem vão gostar de certeza.

    Lúh Raquel:
    Olá, és sempre bem vinda!!

    Bete:
    Realmente o ambiente das bibliotecas e dos livros é "lindo", calmo, tranquilo...
    Quanto à leitura fica aqui o convite para, quando acabares de ler "O Crepusculo", comentares aqui no meu blogue.
    Bjs

     

    Adoro blogs sobre literatura, paixão por livros assim como eu sou tb. Irei seguir-te.
    Esse livro eu tenho com o titulo, o morro dos ventos uivantes. Um clássico da literatura inglesa, vale a pena mesmo. òtimo gosto.

     

    Olá Paula
    Li esse livro há tantos anos já, era ainda adolescente. Gostei muito da história de amor, mas houve outras coisas que me passaram ao lado. Este ano, a minha filha leu-o para a disciplina de Português e relembrei algumas passagens. Deviamos ler todos os livros importantes 2 vezes: uma vez, com sofreguidão, para saber a história. Outra, para saborear o livro.
    Boa escolha.
    Bjs

     
    On 01 julho, 2009 flicka disse...

    Já peguei este livro, há uns anos, e infelizmente não me prendeu... desisti simplesmente... já não me lembro porquê... Não sei se sabes, foi feito um filme baseado deste livro e foi bastante aclamado!
    Mas gostei ler a tua opinião.
    :)*

     
    On 01 julho, 2009 Paula disse...

    Efigénia Coutinho:
    Humm e que bolo...
    Gostei de saber da história ...adoro bolo de chocolate ;)

    Dayane Pereira:
    Olá, também já estive a espreitar o teu blogue :)

    Teresa:
    Olá Teresa,
    Os bons livros devem ser lidos e relidos para serem devidamente apreciados :)

    Flicka:
    Desististe do livro? Às vezes também acontece comigo. Quem sabe um dia tentas outra vez ;)
    Sei que há o filme, talvez o veja.
    Abraços

     

    Faz um bom tempo que estou ensaiando para ler esse livro... depois desse comentário, vou começar...

    beijos,
    Dé...

     

    Foi uma escolha excelente. É um verdadeiro clássico a merecer leitura. :)

     

    Amei seu blog! Já estou acompanhando! Beijinhos e sucesso!

     
    On 02 julho, 2009 Argos disse...

    Há tantos anos que li este livro... e gostei muito!
    depois vi um filme baseado nele e detestei!

    Abraço grande

     

    Ainda não li esse livro, li só Jane Eyre da outra irmã Bronte e adorei.
    Esse está na lista para ler, é um clássico!

    Bom fim-de-semana!

     
    On 03 julho, 2009 Anónimo disse...

    Ei Vivi! O blog "O que elas estão lendo!?" está com sorteio!

    Como você é nossa seguidora, viemos aqui te lembrar que amanhã é o último dia para participar.

    Como participar? Só deixar um comentário dizendo: Eu quero participar!

    Você vai estar concorrendo ao livro do famoso escritor brasileiro Pedro Drummond.

    Depois é só cruzar os dedos!

    beijos e boa sorte

    Equipe "O que elas estão lendo!?"
    www.elasestaolendo.blogspot.com

     
    On 04 julho, 2009 Anónimo disse...

    Tem uma simples homenagem para todos os blogueiros que visitam o Compartilhando Leituras! Quando tiver um tempinho passe lá para conferir!!!

    ;)

     
    On 04 julho, 2009 Paula disse...

    Débora:
    Olá, vais gostar de certeza!!
    Abraços

    Livros e outras coisas:
    É uma pena que às vezes deixemos os clássicos na estante por ler.
    Abraços

    Emanuel Sampaio:
    Olá, é bem-vinda a este cantinho de partilha de leituras ;)
    Abraços

    Argos:
    Olá, fico sempre reticente em ver os filmes baseados nos livros que leio, logo após a leitura. Normalmente apanho desilusões. Gosto de ver os filmes passado muito tempo após as leituras dos mesmos. Pois os pormenores já não estão tão presentes ;)

    Diana:
    Olá, Esse que referes não li nem conhecia. Obrigado pela partilha.

    Mariane:
    Adorei o selo. Obrigado. É lindo lindo!!

     
    On 05 julho, 2009 Maggie disse...

    Paula,

    li este livro a primeira vez há cerca de 15 anos e adorei!
    Voltei a lê-lo há cerca de 2 anos e voltei a adorar. É não só um clássico, mas, sem dúvida, um dos livros da minha vida.

    Bjs

     
    On 07 julho, 2009 Paula disse...

    Maggie:
    É realmente um livro fantástico de emoções fortes :)

     
    On 07 julho, 2009 Anónimo disse...

    No Brasil o título foi traduzido como "O Morro dos Ventos Uivantes". Li o livro, vi o filme... reli o livro... e nunca é demais. - Minha sugestão para alguma próxima leitura é "Servidão Humana", de Somerset Maugham. --Lisa

     
    On 07 julho, 2009 Paula disse...

    Obrigado pela dica Lisa ;)

     
    On 08 julho, 2009 NLivros disse...

    Curioso, não gostei deste clássico.

    Acho até que nem me dei ao trabalho de escrever uma opinião.

     
    On 08 julho, 2009 Paula disse...

    Iceman:
    :(

     
    On 11 julho, 2009 Pedro disse...

    Tenho-o por ler em inglês ;) Pode ser que demore um bocadinho, mas como também estou numa fase de ler nessa língua, se calhar pego nele cedo!

     
    On 11 julho, 2009 Paula disse...

    Pedro,
    Eu adorei este clássico, fala sobre o amor de forma trágica e sofrida.
    Abraços ;)

     

    Este é um livro que vou definitivamente ler...

    Parabéns pelo blog!

     

    Olá, comprei HOJE o livro e no caminho para casa parei em um café e comecer a ler, so parei porque o dono quase me expulsou de lá. Enfim, to amando, e so me custou R$3,00 muito barato por uma aquisão como essa.

    brevemente farei um post sobre o livro e Brönte.

    xoxo

     
    On 31 julho, 2009 Paula disse...

    Aline A Batistuti,
    Olá,
    que bom que estás a gostar :)
    Fico à espera do teu comentário :)
    Abraço

     

    Acabei de o ler ontem e adorei. Concordo plenamente, é um clássico imperdível.

     
    On 21 agosto, 2009 Paula disse...

    Jacqueline,
    Olá
    Que bom que gostaste. Eu adorei este livro, um amor muito bonito e atribulado :)
    Abraço

     
    On 28 agosto, 2009 Rubi disse...

    Um livro dificil (li na lingua original) mas muito bom!!!

     

    Também é um dos meus preferidos :)

     

    um dos livros mais belos da minha vida. Li e reli várias vezes e voltarei a ler. Dá para rir, dá para chorar, ora na narrativa tantas vezes jocosa da criada que nos conta a história, como na densidade dramática, profunda, obscura do amor de Heatcliff e Catherine.
    Maravilhoso livro, vibrante, irónico, comovente.

    (mas o final compensa, não é?) :-)

     
    On 25 abril, 2011 Paula disse...

    Olá Ana,
    Um livro que não deixa ninguém indiferente!
    :)
    Abraço

     

Blogger Templates by Blog Forum