O tema escolhido para a Tertúlia Virtual deste mês é " O QUE TE FAZ SENTIR EM CASA?", poderíamos escolher uma foto, uma frase...talvez um aroma e porque não?
Eu escolhi um poema de José Luís Peixoto intitulado "O Silêncio das Manhãs"
.
o silêncio das manhãs
e a magia cantada da nossa felicidade,
recordas mãe o riso aberto
das crianças na paz do nosso quintal?,
a luz filtrada pelos pessegueiros
e a luz maior e muito mais limpa do olhar,
recordas mãe a segurança
calada dos nossos abraços distantes?,
as minhas irmãs meninas, o
meu pai, o teu rosto pequeno, menina,
recordas mãe os domingos
com gasosa e uma galinha depenada?,
a tua cadela sem raça a guardar-nos
e a dormir quieta aos nossos pés,
recordas mãe como morreu
como acabaram os domingos e as manhãs
para nunca mais ser domingo
ou manhã no silêncio do nosso quintal?
.
José Luís Peixoto in a criança em ruínas


José Luís Peixoto, com este poema mostra-nos “o que nos faz sentir em casa”
As manhãs de Domingo, as brincadeiras no quintal, o sol, a sombra das árvores, a “segurança” que é estarmos perto de quem mais gostamos e sentirmo-nos verdadeiramente seguros.
Os almoços especiais de Domingo, a família reunida, as conversas, o cão sentado à porta do quintal a observar as crianças brincarem…
Embora Luís Peixoto termine o poema em retórica para o desaparecimento das manhãs de Domingo, a recordação, destas, fá-lo retroceder com saudade às suas brincadeiras, à sua família.
.
As minhas manhãs de Domingo…
Quantos de nós não tivemos Domingos de brincadeira ao sol?
Quantas vezes não brincámos à bola, às apanhadas, ao elástico. Eu costumava brincar com o meu irmão perto da figueira do nosso quintal.
Brincávamos e pensávamos nos trabalhos de casa que ainda não havíamos feito para a Segunda – feira que se aproximava…
Os Domingos sabiam e sabem tão bem, pareciam e continuam a parecer tão curtos…

QUE LUGAR ME FAZ SENTIR EM CASA??
Um Domingo de sol, esteja eu onde estiver…
Quer esteja em casa ou na "terra encantada chamada Cidade da Esmeralda" ...



"There's no place like home"

"There's no place like home"


A TERTÚLIA É REALIZADA PELO BLOG TERTÚLIA VIRTUAL criado por Jorge Pinheiro (Expresso da Linha) e Eduardo P.L. ( Varal de Ideias). Parabéns aos dois pela iniciativa!

26 comentários:

    On 14 junho, 2009 Anónimo disse...

    "There's no place like home"

    Essa frase é a maior verdade que existe... eu sou do tipo de pessoa que 1 semana fora de casa quase fico doida pra voltar, não daria certo pra morar em outra cidade, longe da família, longe de casa, das pessoas que eu amooooo...

    Abraços

     
    On 15 junho, 2009 chica disse...

    Muito legal! E temos que estar bem mesmo pra nos entir em casa em qualquer lugar! beijos,chica

     
    On 15 junho, 2009 Anónimo disse...

    Muito boa sua postagem e seu blog!

    Obrigado por estar particiando desta Tertúlia!

     
    On 15 junho, 2009 Paula disse...

    Mariane:
    A frase do Feiticeiro de Oz ficou na memória de toda a gente que viu o filme (penso eu). Quando soube do tema da Tertúlia, pensei logo em usá-la.
    Abraço

    Chica:
    Quando estamos bem, estamos em casa não é mesmo??
    Abraço

    Eduardo P.L.:
    Obrigado pelas palavras Eduardo e eu é que agradeço essa iniciativa que nos proporciona a visita a outros blogs.
    Abraço

     

    Paula

    Como viajas pela leitura, não é de surpreender que te tenhas abrigado no "Silêncio das manhãs".
    Dessa forma inteligente trouxeste a casa de cada um o José Luís Peixoto e o teu próprio sítio iluminado pelo Sol.

    Um beijo.

     

    Paula: Não há nada como a nossa casa e estar em silêncio, sentada a apreciar o nascer do sol.
    E quanto mais raros esses mamomentos, mais valorizados são (especialmente quando há crianças que não dão um minuto de paz...)

    Gostei muito do teu blogue e da tua postagem.
    Eu também estou a participar nesta tertúlia (no blogue aldeia da minha vida)...adivinha qual é o meu lugar.

    Um abraço, Susana

     
    On 15 junho, 2009 Nely disse...

    Nossa casa é o nosso ninho.
    Coisas simples nos ajudam a se felizes e autenticos.
    Gostei muito. Um bonito poema.
    Beijo.

     
    On 15 junho, 2009 Unknown disse...

    Olá
    Ah, uma manhã de sol...se tiver um cheirinho de mar...

    Muito bom

    bjs

     
    On 15 junho, 2009 Paula disse...

    João Meneres:
    É verdade João, adoro o silêncio das manhãs de Domingo para ler. Mas como nem sempre tenho silêncio, porque as filhotas, graças a Deus, estão sempre fazendo barulho, aprendi a abstrair-me do barulho para continuar viajando pela leitura :)

    Susana e Nely:
    Os momentos raros são muito apreciados :) e se for em casa tanto melhor.

    Adriana:
    Cheiro a mar...tem de certeza ;)

     

    Como sempre arrasou hein menina.
    Amei a tua participação na Tertúlia...linda mesmo!
    Teu blog está lindo demais e as músicas são maravilhosas...parabéns amiga! Bjs.

     

    Coisinhas simplinhas que nos fazem felizes...
    Lindo post!! Adorei seu blog!
    Parabéns

    Xêro
    Raquel

     

    O seu post mostra que a infância não é um lugar perdido. Gostei.

     
    On 15 junho, 2009 Anónimo disse...

    Muito bonito o poema e cheio de "Sol" !

    e...
    obrigada pela sua visita (deixei lá também no meu Blog um agradecimento)
    Beijinho

     

    Paula
    Ainda bem que existem estas iniciativas para conhecermos pessoas que, de outra forma, podiamos nunca encontrar. Quantas coisas em comum, leituras, sentimentos...
    Gostei muito.
    Ainda por cima com um poema do José Luis Peixoto...(imagine que ele foi meu aluno no já longínquo 9.º ano!).
    Beijinho
    Teresa

     
    On 15 junho, 2009 Beatriz disse...

    Gostei muito do postado. um dosmais belos até agora.

     
    On 15 junho, 2009 jugioli disse...

    Lindo!!!
    quanta magia, em estar em casa com tudo que se ama.


    @dis-cursos

     

    bonitos os poemas do José Luis Peixoto.
    Esta´bonito o post.
    beijinhos

     

    Lindo seu blog... como consegue??

    Aproveitando...
    Deixei um selinho pra você no blog... dá uma passadinha por lá...

    beijos...
    Dé...

     
    On 15 junho, 2009 Nade T. disse...

    Tem coisa melhor que um belo domingo de sol? Você fez eu relembrar as melhores fases da minha vida!!!
    Belo post!
    Bjs
    Orgulho de Ser

     
    On 16 junho, 2009 Anónimo disse...

    O Compartilhando Leituras está de visual novo. Faça uma visitinha, participe da enquete e dê o seu voto. Sua opinião é muito importante para sempre fazermos blogues com qualidade e conteúdo. Obrigadaaaaaa!!!

    Abraços

     

    Olá! Queria cumprimentar você pelo seu blog, é muuuuito fofo!!
    Depois, dizer que concordo totalmente com o Mágico de Oz....há dois anos atrás nós morávamos em um apartamento BEM pequeno em São Paulo...eu vivia arrumando motivos para viajar nos finais de semana, não parava em casa.
    Hoje moramos em um condomínio afastado da Grande São Paulo, em uma casa grande com jardins e muito verde ao redor....não saio daqui por nada no mundo!!!! Entendi que é AQUI que considero meu lar....e não a lata de sardinhas que morava antes!!
    Um abraço!

     
    On 17 junho, 2009 Anónimo disse...

    Oi Paula...obrigda pela visita, mudar é sempre muito bom...

    BJUS e boa tarde!!!

     

    Olá amiga. Estupendo o poema de José Luís Peixoto. Não conhecia, gostei imenso. Tudo de bom para si.

     

    Surpresa!!!...passa pelo meu blog!

    Bjs!!

     

    desculpe o atraso, mas estava impossibilitada por causua de uma cirurgia. mas agora estou bem e retornei!!!
    parabéns, adorei sua participação em mais esta intrigante tertulia!!!

    bjocas

     
    On 28 junho, 2009 Anónimo disse...

    O melhor lugar é aquele onde nos sentimos felizes. Deixo meu carinho.

    Boa semana.
    Bjs.

     

Blogger Templates by Blog Forum