O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wild, é aquele clássico que todos deveriam ler.
Foi publicado em 1890 e escandalizou a sociedade vitoriana que logo se identificou no romance de Wild.
Após ter sido publicado, o romance foi envolvido num escândalo, quando o relacionamento de Wild com o Lord Alfred Douglas se tornou público. Por este motivo, e nas edições que se seguiram, Wild refere que “não existem livros morais ou imorais, os livros são mal ou bem escritos. É tudo”. a)

No início do romance, Dorian representa a pureza e a ingenuidade da juventude antes de ser corrompida pelos males da sociedade. No desenrolar do romance Dorian conhece Basil (pintor) e Lord Henry (personagem que tem influência directa na mudança de Dorian).
Lord Henry, é um aristocrata, amigo de Basil que conhece o belo jovem na casa do pintor, seduzindo-o com as suas palavras. Na opinião de Henry, “ a beleza, a verdadeira beleza, acaba onde principia a expressão inteligente…” a)
Por sua vez, Basil, faz de Dorian o seu modelo e quando este vê, finalmente, o seu retrato, fica triste e revoltado “eu irei ficar velho, feio, horrível, mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de Junho (…) se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!”a)
O seu desejo é tão forte que se realiza. Mas, Dorian só se dá conta disso quando vê as primeiras modificações no quadro e começa a ficar aterrorizado.
a) in O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wild

Eu diria que é uma leitura a não perder. De 1 a 10 dou 10

7 comentários:

    Um clássico realmente imperdível !
    A obsessão pela juventude eterna levou-o a 'vender' a alma ao diabo, com as inerentes consequências !

    PS: A imagem do título está simplesmente linda! Quem é o pintor ?

     
    On 24 janeiro, 2009 Paula disse...

    Butterfly, também achei essa imagem linda, por acaso encontrei-a na net, mas não tirei o site e agora não o consigo encontrar para responder à tua pergunta :(

     

    Pontuação máxima?

    Bem dada!

    Um livro portentoso assim como o seu autor, tantas vezes incompreendido.

    Um dos livros que mais gostei de ler.

     

    É uma das referências de sempre da literatura. Já estive para o comprar, quando andava na loucura de ler os clássicos, mas acabei por nunca o fazer.
    Um dia destes não me escapa!

     
    On 26 janeiro, 2009 Paula disse...

    Se tivere oportunidade compra-o. É Fantástico. Quando o terminei de ler fiquei pensando que teria de o reler...fiquei com pena de ter chegado ao fim...

     

    Já ca mora! Arranjei um promoção no continente (4,90) e nem pensei duas vezes!
    Vai ficar em lista de espera para um dia destes! ;)

     

    Alcor

    Foi uma boa compra :)

     

Blogger Templates by Blog Forum