FERNANDO PESSOA AGENDA PERPÉTUA

“A Literatura, que é a arte casada com o pensamento e a realização sem a mácula da realidade, parece-me ser o fim para que deveria tender todo o esforço humano, se fosse verdadeiramente humano, e não uma superfluidade do animal. Creio que dizer uma coisa é conservar-lhe a virtude e tirar-lhe o terror. Os campos são mais verdes no dizer-se do que o seu verdor. As flores, se forem descritas com frases que as definem no ar da imaginação, terão cores de uma permanência que a vida celular não permite.
Mover-se é viver, dizer-se é sobreviver. Não há nada de real na vida que o não seja porque se descreveu bem. Os críticos da casa pequena soem apontar que tal poema, longamente ritmado, não quer, afinal, dizer senão que o dia está bom. Mas dizer que o dia está bom é difícil, e o dia bom, ele mesmo passa. Temos pois que conservar um dia bom em uma memória florida e prolixa, e assim constelar de novas flores ou de novos astros os campos ou os céus da exterioridade vazia e passageira.”
F. P
(Bernardo Soares)
Livro do Desassossego
In, Fernando Pessoa Agenda Perpétua

Esta, é a agenda que comprei para 2009. Desta, constam: poemas, cartas e reflexões de Pessoa e Seus heterónimos. Acabamos por fazer uma viagem pela sua própria vida.
Uma agenda diferente pois nela, podemos registar, aniversários, encontros, lembranças, acontecimentos e os nossos próprios pensamentos ao lado dos pensamentos deste grande Poeta.

5 comentários:

    Essa é, sem dúvida, uma agenda interessante até porque se junta o útil ao grande poeta português.
    Eu tenho uma do género, formato de bolso, que me acompanha para todo o lado. Assim, vou para todo o lado com as palavras deste poeta que, para mim, é o maior português de todos os tempos.
    "Não basta abrir a janela
    Para ver os campos e os rios
    Não é bastante não ser cego
    Para ver as árvores e flores."
    Alberto Caeiro

     

    Fernando Pessoa es el poeta mas conocido de PORTUGAL.
    A mi tb me gusta mucho.
    De sus pensamientos y sentimientos con su agilidad y habilidad (heterónimos) escribio tantas cosas bellas, que vale la pena leer y comentar..
    Parabens a FERNANDO PESSOA.

     

    Fernando Pessoa,
    es de los mejores o tal vez el mejor de los poetas de portugal.
    gosto muito de ele
    parabens a Fernando Pessoa.

     

    Este ano comprei uma agenda mais pequena, curiosamente também de um escritor. É de António Lobo Antunes e possui 365 citações. A citação do dia de hoje é "chega uma altura em que não chega nada" !
    Não deixa de ser verdade ... ;)

    Bjinhos

     

    Deve ser lindíssima essa agenda! Ainda ontem lia o Pessoa...E me identifico muito com o Livro do Desassossego! Bjos.

     

Blogger Templates by Blog Forum