A Metamorfose - Franz Kafka



A Metamorfose de Kafka é muito mais do que um relato sobre a transformação de um humano num escaravelho é, sobretudo, o revelar dos sentimentos de compreensão versus incompreensão, fragilidade, frieza. No fundo, mostra-nos as várias facetas da condição e natureza humana.
Ao longo do conto, apercebemo-nos de que "os seus familiares são os seus próprios parasitas, pois exploram-no, devoram-no por dentro. Esta é a sua comichão de escaravelho em termos humanos" ª

Gregor, trabalhava e vivia com o intuito de sustentar a sua família e desde que se transforma num insecto, torna-se um incómodo. O egoísmo da sua família é tanto que, muitas vezes, apesar de Gregor se um humano transformado em escaravelho, as atitudes dos seus próximos fazem com que estes pareçam insectos disfarçados de pessoas.
Importa realçar um aspecto importante da vida de Franz Kafka que, talvez faça a "ponte" para "A Metamorfose".
Kafka foi "vítima" de uma educação autoritária por parte do seu pai, onde prevalecia a imposição sem questionamento, por oposição ao diálogo. Pode-se verificar estas questões de infância de Kafka no seu livro "Carta ao Pai" onde é feito uma reflexão sobre o relacionamento pai/filho, chegando a haver momentos de revolta contra o seu pai.
Ao escrever a metamorfose, por certo Kafka sentiu a sua pequenez perante o seu pai e ele próprio poderá ser o seu personagem principal: Gregor - o escaravelho.

ª "A Metamorfose" Franz Kafka

1 comentários:

    On 19 outubro, 2008 Anónimo disse...

    Olá Mãe...
    Estive a ver a riscas no quintal da avó. Gostei muito.
    Vi as filhas dela... eram muitas... salvamos uma borboleta de ser o seu pequeno-almoço. Agora vou dar um nome a uma das suas filhas... o nome é... Bela.
    Bjs da tua filha mais velha.

     

Blogger Templates by Blog Forum