Dia Mundial da Alimentação

Amanhã, 16 de Outubro de 2008 comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.

Numa época em que a “dita” comida de plástico faz parte da nossa alimentação, sim faz parte da nossa alimentação, porque mesmo que tenhamos cuidado com os alimentos há sempre um dia ou outro que caímos em tentação e lá vai um hamburguer ou uma pizza. E para as crianças, esse dia, é sempre encarado como um dia de festa.
Como eu ia a “dizer”, amanhã é um dia a reflectir sobre os nossos hábitos alimentares. Não basta dizer às nossas crianças que é saudável comer saladas e fruta, carnes magras e peixe, é necessário explicar o porquê desses alimentos serem saudáveis e o porquê dos outros serem prejudiciais.
David Grotto, Dietista e Nutricionista deixa-nos o seu contributo com o livro “101 Alimentos Que Podem Salvar a Sua Vida”. São apresentadas as propriedades dos alimentos, as razões pelas quais devemos ingeri-los, como usar determinados alimentos em remédios caseiros e 101 receitas culinárias.


Tendo por base o seu livro vou falar-lhe sobre os BRÓCOLOS

Como diz David Grotto nutricionista: aqui vai uma dose de erudição alimentar sobre os brócolos:
Os brócolos são conhecidos há pelo menos 2000 anos e foram vistos pela primeira vez na Ásia Menor, agora conhecida como Turquia. Da Ásia Menor espalhou-se até Itália e Grécia e acabaram por percorrer toda a Europa. No Início do Sec. XIX os emigrantes italianos levaram o legume para a América do Norte. Os americanos que não eram de origem Italiana desconheciam o legume e demorou mais um século para que esse se difundisse e fosse cultivado para fins comerciais.

Por que razão deve comer brócolos?

Uma das razões é que são uma óptima fonte de vitamina C e uma boa fonte de vitamina A
Contêm também ácido fólico, cálcio e crómio e têm propriedades anticancerígenas

Sugestão de uma receita: OMELETE ITALIANA DE BRÓCOLOS

1 Colher de sola de azeite virgem extra
½ Chávena de cebola picada
3 Claras de ovo grandes
1 Ovo grande
1 Chávena de leite desnatado
½ Colher de chá de sal com tempero de alho ( a gosto)
½ Colher de chá de alho finamente picado
¼ Colher de chá de pimenta-preta
1 Pacote de ½ kg de brócolos congelados, descongelados e escorridos
½ Chávena de pão integral ralado
¾ Chávena de queijo cheddar magro de sabor acentuado, ralado

Preparação:
Pré aqueça o forno a 180º C. Salteie a cebola e o alho em azeite até a cebola ficar tenra; reserve. Misture as claras de ovo, o ovo, o leite, o sal e a pimenta numa tigela grande. Junte os brócolos descongelados, o pão ralado, o queijo e a cebola à mistura de ovo e mexa muito bem. Acrescente o queijo, reservando ¼ do mesmo e novamente mexa. Despeje cuidadosamente a mistura para uma forma de pão de vidro com 25x15 cm. Salpique com o queijo restante e leve ao forno por uma hora ou até uma faca inserida no meio sair limpa. Deixe arrefecer por 5 ou 10m. Corte em fatias de 3 cm e sirva.

BOM APETITE!

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum